INFORMAÇÕES DURANTE A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

NATTALI Valério ANDRADE

Resumo


A educação em saúde se torna ainda mais importante neste cenário atual de pandemia, para que seja explicado o processo da doença e como se proteger da mesma, promovendo este controle pela própria população e prevenindo a proliferação de doenças. O objetivo deste trabalho foi relatar a experiência de educação em saúde realizada durante a pandemia em um bairro do município de Bagé, RS. Entre os meses de maio a julho de 2020, na disciplina curricular de estágio em Saúde Coletiva dos cursos de Farmácia e Fisioterapia foram realizados pelos alunos materiais informativos via remota. Os materiais foram confeccionados através do aplicativo Canva com informações disponíveis no portal do Ministério da Saúde. Foram elaborados cartazes que se referiam à etiqueta respiratória, realização de exercícios em casa e dicas para evitar a contaminação por Covid-19. Estes materiais foram dispostos no CRAS Damé, na UBS Damé e estabelecimentos comerciais do bairro, bem como nos ônibus que realizam o trajeto Damé – Malafaia. Demais cartazes confeccionados pelo grupo, abordaram assuntos relacionadas aos cuidados para os trabalhadores durante a pandemia, em casa e no trabalho foram ofertados aos trabalhadores da saúde naquele bairro. Em consequência da Pandemia de COVID-19, foi necessária a adequação da metodologia do estágio, impossibilitando o contato direto e também a realização de dinâmicas com os grupos assistidos pelo CRAS. Diante dessa nova realidade, novas estratégias foram realizadas para divulgar informações importantes sobre como se prevenir do Coronavírus.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Saúde anuncia orientações para evitar a disseminação do coronavírus. 2020. Disponível em: . Acesso em maio 2020.

CRUZ, A. A. et al. Considerações sintomáticas e medicamentosas a respeito do novo coronavírus: uma revisão da literatura sobre farmacologia, efeitos adversos, fisiopatogenia e formas de tratamento do COVID-19. Disponível em : https://espacoecologiconoar.com.br/wp-content/uploads/2020/04/ARTIGO-SOBRE-PANDEMIA-DO-NOVO-CORONAV%C3%8DRUS.pdf. Acesso em maio 2020.

MENDES, R.; SOUSA, N.; BARATA, J.L. Actividade física e saúde pública: recomendações para a prescrição de exercício. Acta Med Port, v. 24, n. 6, p. 1025-30, 2011.

STOTZ, Eduardo Navarro. Enfoques sobre educação em saúde. Participação popular, educação em saúde: teoria e prática, v; 1, 1993.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.