PSICOEDUCAÇÃO GRUPAL EM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Natália Torres Barreto

Resumo


O presente artigo relata o trabalho realizado a partir de um estágio em Psicologia Social, desenvolvido no Centro de Atenção Psicossocial II no município de Bagé, região da campanha no Rio Grande do Sul. Tendo em foco a promoção de saúde na área de Políticas Públicas, apresentamos as atividades realizadas no estágio. O trabalho das estagiárias teve como objetivo a disseminação de informações e entendimento sobre o funcionamento de sintomas e transtornos proeminentes na população frequentadora do CAPS II. O grupo foi realizado uma vez por semana, onde os tópicos a serem discutidos eram sugestões dos próprios frequentadores. A experiência evidenciou que há interesse tanto dos portadores de Transtornos quanto familiares sobre o funcionamento dos mesmos. Contou com a participação ativa e engajamento contínuo dos integrantes, embora houvesse a flutuação no número de participantes por encontro devido a ser um grupo aberto. Procuramos, assim, contribuir para a desmistificação de doenças/problemas psíquicos e evidenciar formas mais eficazes de lidar com os mesmos.


Texto completo:

PDF

Referências


BECHELLI, Luiz Paulo de C. e SANTOS, Manoel Antônio dos. O paciente na psicoterapia de grupo. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2005. vol.13, n.1, pp.118-125. ISSN 1518-8345. Disponível em: . Acesso em: 07 set. 2020.

CANDIDO, Maria Rosilene et al . Conceitos e preconceitos sobre transtornos mentais: um debate necessário. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.), Ribeirão Preto, v. 8, n. 3, p. 110-117, dez. 2012 . Disponível em . Acesso em: 07 set. 2020.

CARVALHO, Mariana; DIAS, Maria; MIRANDA, Arnoldo; FILHAS, Maria. Contribuições da terapia comunitária integrativa para usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS): do isolamento à sociabilidade libertadora. 2013. SciELO. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/csp/2013.v29n10/2028-2038/pt/. Acesso em: 07 set. 2020.

FOES, Verônica; FERREIRA, Luíza; PALUDO, Simone. Caindo na real: relato de uma experiência de psicoeducação no tratamento da dependência química. Unilasalle. 2015. v.3, n.1. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/article/view/2132. Acesso em: 05 dez. 2019.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. (org). Saúde Mental do SUS: Os Centros de Atenção Psicossocial. 2004. 1 ed.

NEUFELD, Carmen Beatriz; RANGÉ, Bernard P. (orgs.). Terapia cognitivo-comportamental em grupos: das evidências à prática. Porto Alegre: Artmed, 2017.

PEDROSO, Regina; MEDEIROS, Roberto. Efeitos da reforma psiquiátrica no processo de acolhimento no CAPS AD em Viamão, RS. v. 1, n. 2, 2016. Journal Health NPEPS.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.