CONTROLE DE PLANTAS COM MORTE-DESCENDENTE NA CULTURA DA VIDEIRA

Samuel Francisco Gobi, Rosete Gottinari kohn

Resumo


A videira é uma cultura milenar, que pode ser consumida sobre diversas formas in natura ou processada, seus derivados possuem grande importância sobre uma alimentação saudável. Seu cultivo está presente em todos os continentes e seus entraves fitossanitários também. Com a morte-descendente não é diferente, a mesma disseminou-se por todos os territórios cultivados. Por se tratar de doenças oportunistas, onde o maior fator de predisposição são os fatores abióticos, ela se apresenta em momentos de estresse, ou de deficiência nutricional. Não há produtos registrados para este fim, e o que mais tem apresentado resultado são as medidas profiláticas já que os patógenos possuem um poder de disseminação muito grande através das feridas deixadas na poda. O reconhecimento prévio dessas doenças é a maneira mais eficaz de evitar a disseminação. Partindo-se dessa premissa a metodologia de poda e profilaxia antecipada da propriedade Rigo Vinhedos e Olivais de Dom Pedrito-RS, já vem sendo executada a cinco anos. O objetivo do trabalho realizado na empresa foi, mensurar o percentual de renovação em todas as variedades desta propriedade, e assim apontar as variedades mais sensíveis à morte-descendente. Inicialmente foi possível identificar as plantas atacadas pela deficiência na brotação, e sintomas visuais, o que já nos trazia um indicativo de qual doença estava instalada.A partir do reconhecimento do fungo se realizava, cortes subsequentes até se encontrar o lenho totalmente sadio. Nesse momento era esterilizado o equipamento de poda com álcool gel e se efetuava o último corte eliminando mais 10cm. Posterior a esse passo, foi feita a aplicação de pasta de cobre numa dosagem de 80g para 20mL de água, com o auxílio de um pincel na ferida local.As variedades que se mostraram mais sensíveis ao ataque foram as mais vigorosas como Cabernet Sauvignon, Sauvignon Blanc, Pinotage, Gewurtraminer e Chardonnay.


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, F. - Doenças do lenho da videira: Eutipiose e Esca. ADVID - Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense. Caderno Técnico 2. 2007 Disponível em: . Acesso em: 12/04/2019.

COSTA, S. F.- HISTÓRICO MENSAL UVA-CONAB, 2020, Disponivel em: .Acesso em: 10/09/2020.

LARIGNON, P. - “Maladies cryptogamiques du bois de la vigne : symptomatologie et agents pathogènes“.74p. 2009.

RALOFF, M.- INÚMEROS BENEFICÍCIOS A SAÚDE, 2017, Disponível em: . Acesso em: 10/09/2020.

SANTIN, A. CONTROLE DE PLANTAS COM MORTE DESCENDENTE, 2017, Disponivel em: Acesso em: 23/06/2019.

SERRA, S. e PERETTO, R. - Le malattie del legno della vite di origine fungina. Dipartimento de Agraria. Universitá di Sassari - Agenzia Laore Sardgna. 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.