VERIFICAÇÃO DO CONHECIMENTO DE FIV E FELV ENTRE ACADÊMICOS DE MEDICINA VETERINÁRIA URCAMP

Tatiélen Hernandez Severo, Fernanda Dornelles Ferreira, Itatiana Duarte Borges, Regina Celis Pereira Reiniger

Resumo


A imunodeficiência felina causada pelo Felineimmunodeficiency vírus (FIV) e o vírus da leucemia felina, Felineleukemia vírus (FeLV), são patologias de distribuição mundial que acometem felinos de todas as idades, sendo predominantes em gatos machos adultos com livre acesso a rua. São doenças análogas a AIDS e leucemia humana respectivamente. Sua principal transmissão ocorre através do contado direto com a saliva de animais contaminados. A população de gatos domésticos tem crescido exponencialmente, com isso os agentes têm sido mais propagados e estudados, onde a prevalência em alguns estados chega a 37,5% e 63%, sendo comprovadamente frequente na rotina clínica de pequenos animais. O objetivo deste trabalho foi verificar entre os acadêmicos de medicina veterinária da URCAMP o grau de conhecimento sobre as enfermidades em questão. A metodologia utilizada foi através de um questionário virtual (ferramenta Google Forms), respondido entre a comunidade acadêmica dos cursos de Medicina Veterinária da URCAMP, campus de Alegrete e Bagé, no período de agosto a setembro de 2020. Foram identificadas dúvidas quanto ao potencial zoonótico, vacinas e manejo de animais contaminados. Os resultados comprovam que há deficiências no conhecimento dos estudantes sobre o tema. Conclui-se que mesmo os alunos que responderam terem conhecimentos sobre FIV e FeLV demostraram dificuldades no decorrer do questionário, marcando alternativas equivocadas e errôneas, comprovando que ainda há falta de informação. Para tal, será realizado um vídeo informativo sobre o tema e disponibilizado entre a comunidade acadêmica.

Texto completo:

PDF

Referências


CALDAS, A. P. F., LEAL, É. D. S., SILVA, E. F. A.; RAVAZZOLO, A. P. Detecção do provírus da imunodeficiência felina em gatos domésticos pela técnica de reação em cadeia da polimerase.Pesquisa Veterinária Brasileira,nº20, v.1, p.20-25.2020.

CARMO, V. Ouso de questionários em trabalhos científicos. UFSC, 2013.

FERNANDES, K. M., Diagnóstico de infecção pelo vírus da leucemia felina (felv): implicações na prática clínica. Equalis Veterinária, São Paulo/SP. 2015.

FÉLIX, L. S., BRITO, R. A., TORRES, A. P. C. O vírus da imunodeficiência felina e a leucemia viral felina. Conexão eletrônica. Três Lagoas, MS – v. 14, nº 1, 2017.

IBGE. Pesquisa nacional de saúde 2013. Ministério da Saúde Rio de janeiro 2015.

JORDAN, H.L.; HOWARD, J.; TOMPKINS, W.A. et al. Detection of feline immunodeficiency virus in semen from seropositive domestic cats (Feliscatus). Journal of Virology., v.69, p.7328-7333, 1995.

LUTZ, H. Feline retroviruses: a brief review. VeterinaryMicrobiology.v.23, p.131-146, 1990.

MSD SAÚDE ANIMAL, NOBIVAC®️ FELINE 1-HCPCH + FELV.Disponível em: . Acesso em: 17 de agos. 2020.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Doenças crônicas e infecções sexualmente transmissíveis. Disponível em:

os%20linf%C3%B3citos%20T%20CD4%2B>. Acesso em: 15 de agos. 2020.

Ĺ


Apontamentos

  • Não há apontamentos.