CONSUMO DE MEDICAMENTOS CONTROLADOS POR BRASILEIROS EM ESTABELECIMENTOS FARMACÊUTICOS DO MUNICÍPIO DE RIVERA/URUGUAI

Luciana de Souza

Resumo


O estudo objetivou descrever o perfil dos funcionários de estabelecimentos farmacêuticos em região de fronteira entre Brasil e Uruguai, assim como o perfil de consumo de medicamentos sujeitos a notificação especial no Brasil. Através de delineamento observacional descritivo, pretendeu-se assistir  as farmácias em zona de fronteira localizadas em Rivera (Uruguai), fronteira com o município de Sant'Ana do Livramento, no Brasil. A coleta de dados partiu de um questionário a ser realizado aos funcionários dos estabelecimentos, de forma aleatória. O estudo obteve aprovação dos aspectos éticos. Após coleta de dados, conseguiu-se assistir três estabelecimentos, pois a coleta culminou com o início da pandemia COVID-19. Ao todo, doze pessoas responderam ao questionário. O perfil dos trabalhadores em sua maioria foi de  mulheres maduras, com ensino técnico. A medicação controlada mais vendida a brasileiros correspondeu a classe de antibióticos.  

Palavras-chave: consumo, medicamentos, controlados, fronteira  


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Constituição da Republica Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituição/Constituição.htm. Acesso em: 22 de Março de 2020.

España. Madrid. Ministério de Sanidad y Consumo. Consenso sobre atención Farmacéutica. España: Ministério de Sanidad y Consumo; 2001.

ICTQ.Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade. Disponível em: http://www.ictq.com.br/varejo-farmaceutico/652-a-farmacia-e-a-profissao-farmaceutica-no-uruguai.

Acesso em: 13 de julho de 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.