PERFIL DE CONHECIMENTO DAS MULHERES BAGEENSES SOBRE CÂNCER DE COLO UTERINO TÍTULO DO TRABALHO

PAULA CEOLIN LAUAR

Resumo


O câncer de colo uterino é um problema de saúde publica do Brasil. Estima-se que o câncer de colo uterino seja a terceira neoplasia mais comum entre as mulheres, fazendo com que este câncer seja um dos maiores causadores de morte em mulheres no mundo. O maior causador dessa neoplasia é o Papiloma Virus Humano (HPV), visto que cerca de 70% dos casos são motivados vírus, que é transmitido através de relações sexuais. Há também outros fatores de risco para desenvolver o câncer de colo uterino como inicio da atividade sexual precoce, multiparidade de parceiros sexuais, tabagismo, baixa condição socioeconômica, imunossupressão, entre outros. Como forma de diagnóstico para garantir a prevenção existe o exame de Papanicolau, igualmente chamado de exame preventivo ou colpo citologia oncótica, tendo uma enorme importância para modificar os números de ocorrência e consequente mortalidade por essa patologia. O trabalho tem como objetivo descrever o perfil de conhecimento sobre diagnóstico, tratamento e prevenção do câncer de colo de útero entre o público feminino na cidade de Bagé-RS. Trata-se de um estudo transversal quantitativo em que as informações serão coletadas utilizando-se um instrumento padronizado com questões fechadas aplicado pela ferramenta online Google Forms, para avaliar o grau de conhecimento da população sobre prevenção, diagnóstico, acompanhamento e tratamento do câncer de colo de útero na região da Campanha.A realização dos exames preventivos é a forma mais eficiente de rastreamento das neoplasias de colo uterino. Os resultados obtidos indicaram que as mulheres bageenses não sabem para qual finalidade é os exames preventivos ou papanicolau. Deste modo, a partir dos dados deste estudo que expõe a necessidade do melhoramento noconhecimento sobre o assunto, projetos de intervenção podem ser pensados, para levar ao conhecimento das condutas preventivas, incluindo uma atualização dos programas de dispersão de informações e prevenção existentes que possam resultar em transformações de comportamentos da população.

Texto completo:

PDF

Referências


ARAUJO, A. F.L; SILVA, A. W. A. Avaliação do padrão de realização do papanicolau para rastreamento de câncer de colo uterino em uma unidade básica de saúde de Lagarto-SE. 2019. Disponível em: Acesso em 20/09/2020.

AQUINO, E. M. L. Situação atual da detecção precoce do câncer cérvico – uterino no Brasil. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.2, n.1, p53-65, jan./mar., 1986.

INCA. Instituto Nacional do Câncer. Câncer do colo do útero. INCA: Brasil, disponível em:. Acesso em 15 de mai. 2020.

RAMA, C. et al. Rastreamento anterior para câncer de colo uterino em mulheres com alterações citológicas ou histológicas. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 42, n. 3, p. 411-419, jun. 2008.

SOBRE o câncer do colo de útero, São Paulo acesso em: . 20 de jun. de 2020.

Sankaranarayanan, R. et al. “Effective screening programmes for cervical cancer in low- and middle-income developing countries.” Bulletin of the World Health Organization, v. 79, n. 10, p.954-962, Nov. 2001.

Sasieni, P. D. et al. Estimar a eficácia do rastreamento por meio da auditoria de histórias de esfregaços de mulheres com e sem câncer cervical. A Rede Nacional de Coordenação para o Grupo de Trabalho de Triagem Cervical. British Journal of Cancer vol. 73, n.8, p.1001-1005, Abr. 1996.

WORLD HEALTH ORGANIZATION.International Agency for Research on Cancer. Globocan. Disponível em . Acesso em: 10 de abr. de 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.