ATUAÇÃO DO Silybum marianum L. E DA Cynara scolymus L. COMO FITOTERÁPICO PARA ANIMAIS: REVISÃO DE LITERATURA

Eduarda Ponsati Viraque, Patrícia de Freitas Salla

Resumo


A fitoterapia vem mostrando sua importância diariamente e, com tantos recursos existentes, cada vez mais tem-se acesso a informações à respeito das plantas medicinais. Na Medicina Veterinária esta procura está aumentando de forma significativa, pois a fitoterapia é capaz de tratar os mais diversos tipos de enfermidades dos animais. O Cardo Mariano (Silybum marianum L.) e a Alcachofra (Cynara scolymus L.) são plantas com efeitos terapêuticos comprovados e que podem ser extremamente benéficas aos que utilizam as mesmas. Antigamente, o Silybum marianum L. era muito usado com o objetivo de combater doenças no baço, fígado e vesícula biliar, porém, hoje o foco do uso está voltado, principalmente, para o tratamento de problemas hepáticos, problemas dispépticos e envenenamento pelo cogumelo Amanita phalloides. Já a Cynara scolymus L. possui efeitos colagogo, colerético, antiespasmódico, antidispéptico, hepatoprotetor e antimicrobiano comprovados. Sendo assim, ambas as plantas auxiliam para um melhor desenvolvimento do organismo em casos de certas doenças que venham a comprometer os animais. Estudos comprovam que, se utilizados juntos, o Cardo Mariano e a Alcachofra podem agir como protetores hepáticos, mostrando menor intensidade nas lesões que venham a acometer o fígado. A presente revisão tem por objetivo alavancar a importância de pesquisas realizadas com fitoterápicos em animais, retirando-as do empirismo cultural implantado por décadas.


Texto completo:

PDF

Referências


BERSCHNEIDER, H. M; Complementary and Alternative Veterinary Medicine and Gastrointestinal Disease. Clinical Techniques in Small Animal Practice, Vol 17. p 19 – 24, 2002.

BOTSARIS, A. S.; ALVES, L. F. Cynara scolymus L. (Alcachofra)

CAVACO, J. S. P. Interação entre produtos à base de plantas com os medicamentos usados em cardiologia. Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Ciências Farmacêuticas. Universidade do Algarve, 2014.

CECCARELLI, N.; CURADI, M.; PICCIARELLI, P. et al. Globe artichoke as a functional food. Mediterranean Journal of Nutrition and Metabolism, v.3, n.1, p.197-201, 2010.

JARAMILLO, F. M. Avaliação do efeito protetor da Cynara scolymus e Silybum marianum frente à toxicidade do dipropionato de imidocarb em equinos.

MATTOS, M. I. S. Avaliação dos potencias efeitos de toxicidade sub-aguda, de teratogenicidade e imunotoxicidade da Cynara scolymus (alcachofra): estudo em ratos.

NOLDIN, V.; FILHO, V. C; MONACHE, F. D. et al. Composição química e atividades biológicas das folhas de Cynara scolymus L. (alcachofra) cultivada no Brasil

OLIVEIRA, L. S. T.; SILVA, L. S. C.; TAVARES, D. C. et al. USO DE PLANTAS MEDICINAIS NO TRATAMENTO DE ANIMAIS

POST-WHITE, J.; LADAS, E. J.; KELLY, K. M. Advances in the Use of Milk Thistle (Sylibum marianum)

RAINONE, F. Milk Thistle

ZHAN, J.; ZHOU, P. A. simplified method to evaluate the acute toxicity of ricin


Apontamentos

  • Não há apontamentos.