AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL, NA CIDADE DE BAGÉ

Carolina Brasil Sarmento dos Santos

Resumo


O presente trabalho teve como objetivo encontrar um diagnóstico nutricional preciso dos escolares da E.M.E.F. Doutor Cândido Bastos, através da realização de uma avaliação acurada do estado nutricional, para que assim possam ser realizadas ações de incentivo a busca por uma alimentação mais saudável e adequada desde a infância. Os resultados obtidos apresentaram uma maior prevalência de sobrepeso e obesidade, principalmente para os meninos, porém houveram resultados positivos, onde quase a metade das crianças apresentaram eutrofia. A escola, junto aos pais e responsáveis, deve promover ações de encorajamento para que as crianças escolham alimentos mais nutritivos e que, ao mesmo tempo, sejam saborosos e atrativos a elas.

Texto completo:

PDF

Referências


JESUS, A.M.de; SIMÕES, M.J.S. Avaliação antropométrica de escolares de sete a noves anos de idade da rede municipal de ensino de Mogi Guaçu, São Paulo. Rev. Alimentação e Nutrição, Araraquara, v. 22, n. 2, p. 191-196, junho 2011.

PEDRAZA, D.F.; SILVA, F.A.; MELO, N.L.S.de. et al. Estado nutricional e hábitos alimentares de escolares de Campina Grande, Paraíba, Brasil. Rev. Ciência e Saúde Coletiva, v. 22, n. 2, p. 469-477, 2017.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Avaliação Nutricional da Criança e do Adolescente: Manual de Orientação. Departamento Científico de Nutrologia. Rio de Janeiro, 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.