DESLOCAMENTOS DO ENSINO PRESENCIAL AO REMOTO: SOBRE DESAFIOS ENFRENTADOS NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA

Ana Janaína Freitas Martins

Resumo


O presente trabalho, ainda em andamento, tem por finalidade analisar dados relevantes ao ensino no que se refere à nova dinâmica escolar a qual os professores e alunos estão se adaptando devido à pandemia e ao isolamento social. Tendo o foco no olhar dos professores, procuramos perceber as diferenças entre o ensino público e o privado no decorrer do ensino remoto. Para isso considera as inúmeras divergências sociais que respingam no âmbito educacional, bem como os desafios para que os professores se adequem às necessidades impostas pelo ensino remoto. A partir de reportagens e de depoimentos de professores coletados através de questionário online ficam evidentes as adversidades que os profissionais se deparam tendo em vista a interrupção das aulas presenciais. Nesse sentido, os profissionais tem sido desafiados a aprender na urgência a lidar com o ensino remoto, o que implica em modificar planos de aula, métodos de ensino e repensar as formas de atuação em geral.

Texto completo:

PDF

Referências


ESTÉVEZ, A. El zoomismo y el disciplinamiento para la inmovilidad productiva. Nexos. Cidade do México, 6 de abr. 2020. Nexos Crisis ambiental. Disponível em: . Acesso em 2 set. 2020.

GATTI, B. A.; ANDRÉ, M. A relevância dos métodos de pesquisa qualitativa em educação no Brasil. In: WELLER, W.; PFAFF, N. (Orgs.). Metodologias da pesquisa qualitativa em Educação: teoria e prática. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2011. p. 29-38.

STAKE, R. E. Pesquisa qualitativa: estudando como as coisas funcionam. Porto Alegre: Penso, 2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.