FICHA DE AVALIAÇÃO DE PACIENTES AMPUTADOS PARA FISIOTERAPEUTAS

Isabele Fuentes Barbosa, Isabelli Borba, Rafaela Simões, Thalia Leal, Everton Ribeiro, Simone Silva

Resumo


Introdução: A amputação é definida pela retirada parcial ou total de um membro por ato cirúrgico, traumatismos ou doenças. De acordo com dados, no Brasil a ocorrência de amputações é de 13,9 por 100.000 habitantes/ano (SPICHLER et al., 2001). A avaliação fisioterapêutica é uma conduta importante para identificar alterações no paciente, definir o tratamento adequado para ser realizado e avaliar se os objetivos impostos estão sendo alcançados. A anamnese e o exame físico fazem parte dessa avaliação. No desenvolvimento do projeto buscou-se identificar se a disponibilização de uma ferramenta padronizada para a avaliação dos pacientes é um fator que pode influenciar em um melhor desenvolvimento do trabalho realizado. Objetivos: Criar uma ferramenta para facilitar o processo de avaliação dos pacientes atendidos pelos fisioterapeutas; produzir uma ferramenta prática e de fácil acesso; facilitar o trabalho dos profissionais atuantes; apresentar os principais testes utilizados nas avaliações. Metodologia: O projeto foi realizado durante o primeiro semestre de 2020, no Serviço de Reabilitação Física - SRF de Bagé/RS. Para a realização foi feita uma revisão bibliográfica em plataformas de busca, além do contato com os profissionais do Serviço de Reabilitação Física. Para a criação da ficha utilizou-se a plataforma Google Forms e para o arquivamento das respostas o complemento “Form Publisher”. Resultados e discussão: Concluiu-se a criação de uma ficha de avaliação com 8 seções que abordam os dados do avaliador, dados pessoais do paciente, anamnese, avaliação física, goniometria e força muscular, testes especiais, avaliação funcional e considerações finais. Considerações finais: Mesmo em meio a pandemia mundial da Covid-19 que impôs diversas restrições ao convívio social foi possível concluir o projeto de forma esperada e com resultados satisfatórios. Através do desenvolvimento deste trabalho foi possível obter conhecimentos sobre o histórico, causas, tipos e níveis de amputação, além do processo de avaliação do paciente amputado.


Texto completo:

PDF

Referências


CARVALHO, J. A. Amputações de membros inferiores: Em busca da plena reabilitação. São Paulo: Manole, 2003

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Diretrizes de atenção à pessoa amputada. Brasília: Ministério da Saúde, 2013.

DEGNI, Mario; NASSER, Americo. Amputações; considerações geraes; physiopathologia da dôr no coto de amputação. Revista de Medicina, p. 16-26, 30 abr. 1937.

MAGGI, Luis Eduardo; DEL ACQUA, Carolina; CURADO, Ana Lucia; LEMES, Thais; Ficha de avaliação fisioterapêutica padronizada aplicada a deficientes físicos amputados. Revista Movimenta vol. 3, 2010.

O’SULLIVAN, S. B. Fisioterapia: avaliação e tratamento. São Paulo: Manole, 2004.

SANTOS, Diogo; ASSIS, Paulo Henrique; GOUVEA, Rafael; et. al. Amputação traumática e lesões graves de membros superiores. Revista Médica de Minas Gerais. Belo Horizonte, Minas Gerais. 2011.

SICUPIRA, Juliana. Proposta de elaboração de uma ficha eletrônica fisioterapêutica para avaliação de pacientes com amputação de membro inferior, disposta no centro de reabilitação do Hospital das Clínicas da cidade de Ribeirão Preto. RIBEIRÃO PRETO, 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.