DOENÇA DA ARRANHADURA DO GATO: IMPORTÂNCIA DAS MEDIDAS PROFILÁTICAS

Giuliane Alves Lopes

Resumo


A doença da arranhadura do gato (DAG) é uma zoonose de grande importância por ser transmitida por uma espécie doméstica que tem ganhado espaço nos lares, os gatos, principalmente em grandes centros urbanos onde há preferência por animais menores e independentes. Sendo assim, é importante esclarecer seu mecanismo e forma de prevenção para que não se torne um risco à saúde pública. O principal agente etiológico desta doença é a Bartonella henselae, que é transmitida pela pulga (Ctenocephalides felis), que atua como vetor, para os felinos domésticos no momento da picada. Se instala na corrente sanguínea destes animais e infecta os humanos quando arranhados ou mordidos pelos gatos. Portanto, a melhor forma de profilaxia, é evitar ser arranhado ou mordido por gatos e manter o controle de ectoparasitas nesta espécie.


Texto completo:

PDF

Referências


BECKER, Giuvana. Zoonoses transmitidas ao homem por animais de companhia: cães e gatos: e seus impactos na saúde pública. 2015. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.

HAGIWARA, Mitika K. Doença da arranhadura do gato. 2015. Disponível em: https://www.crmvsp.gov.br/arquivo_zoonoses/DOENCA_DA_ARRANHADURA _DO_GATO_SERIE_ZOONOSES.pdf. Acesso em: 30 ago. 2020.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. MANUAL DE VIGILÂNCIA, PREVENÇÃO E CONTROLE DE ZOONOSES: Manual de Vigilância, Prevenção e Controle de Zoonoses. Brasília: Ministério da Saúde, 2016. 123 p.

NOLASCO, Daniel. Conheça a Doença da Arranhadura do Gato (DAG). 2019. Disponível em: http://www.funed.mg.gov.br/2019/07/destaque/conheca-adoenca-da-arranhadura-do-gato-dag/. Acesso em: 30 ago. 2020.

MINAYO, M. C. (org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 8.ed.

Petrópolis, RJ:Vozes,1994.

OLIVEIRA-NETO, Rubens Ricardo de et al. Nível de conhecimento de tutores de cães e gatos sobre zoonoses. Revista de Salud Pública, Oi, v. 2, n. 20, p. 198-203, abr. 2018.

PEREIRA, Miguel et al. Doença de arranhadura do gato em adolescente. Gazeta Médica, Lisboa, v. 5, n. 4, p. 291-295, out. 2018.

SOUZA, Aline Moreira de et al. Bartonelose: análise molecular e sorológica em gatos do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Ciência Veterinária, v. 17, n. 1, p. 7-11, jan/abr. 2010.

VELHO, Paulo Eduardo Neves Ferreira. Estudo das bartoneloses humanas e da Bartonella henselae: infecção experimental, microbiologia, microscopia de luz e eletrônica de transmissão. 2001. 197 f. Tese (Doutorado) - Curso de Clínica Médica, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2001.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.