ANÁLISE DAS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS APLICADAS A ADOLESCENTES EM DECORRÊNCIA DE ATOS INFRACIONAIS PRATICADOS NOS ANOS DE 2018 E 2019 NO MUNICÍPIO DE BAGÉ

Vitoria Ferreira Rocha

Resumo


RESUMO: Este estudo analisa as medidas socioeducativas aplicadas a adolescentes em decorrência de atos infracionais. Aborda sobre quais foram as medidas socioeducativas mais utilizadas dentro da comarca de Bagé-RS, em sua especificidade. Para a sua confecção, utilizou-se de pesquisa documental e bibliográfica, bem como o estudo de caso factual. O método de abordagem escolhido para ser aplicado é o dedutivo e o método de procedimento é o monográfico. O objetivo geral é identificar quais são as principais medidas socioeducativas aplicadas aos adolescentes em conflito com a lei, no município de Bagé, durante os anos de 2018 e 2019. Tendo-se por objetivos específicos: verificar as medidas socioeducativas que são aplicadas quando do cometimento de ato infracional por adolescentes; demonstrar o procedimento de aplicação de medidas socioeducativas; traçar o perfil indicativo da aplicação de medidas socioeducativas nos anos de 2018 e 2019. Considerando que o aumento da violência no Brasil gerou um crescimento no número de adolescentes em conflitos com a lei, questiona-se como problema de pesquisa: quais são as principais medidas socioeducativas que foram aplicadas a adolescentes autores de atos infracionais no município de Bagé/RS entre os anos de 2018 e 2019? Por tratar de procedimentos recentes, a presente pesquisa identificou, como resultado parcial, os referenciais teóricos e legais sobre o tema. Buscando, como resultados finais, contribuir com a comunidade acadêmica que estuda a prática do ato infracional, trazendo informações atualizadas acerca das principais medidas socioeducativas aplicadas aos adolescentes nos últimos dois anos.


Texto completo:

PDF

Referências


REFERÊNCIAS

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069compilado.htm. Acesso em: 06 mai. 2020.

BRASIL. Lei n° 12.594, de 18 de Janeiro de 2012. 2012. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2012/Lei/L12594.htm Acesso em: 19 maio. 2020.

COSTA, Adilson Lucio. Ato Infracional e Responsabilização: Para uma compreensão das medidas socioeducativas. In: FERNDANDES, Maria Nilvane; COSTA, Ricardo Peres da (organizadores). Socioeducação no Brasil: Intersetorialidade, Desafios e Referências Para o Atendimento. 1. ed. 3. vol. Curitiba: Nova Práxis, 2019.

GOMES, Ademilde Nascimento; CRAVEIRO, Adriéli Volpato. Exclusão Social e Invisibilidade do Adolescente em Conflito Com a Lei. In: FERNDANDES, Maria Nilvane;

COSTA, Ricardo Peres da (organizadores). Socioeducação no Brasil: Intersetorialidade, Desafios e Referências Para o Atendimento. 1. ed. 4. vol. Curitiba: Nova Práxis, 2019.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2011.

LÉLES, Vanda Maria de; OLIVEIRA, Lucilene Lusia Adorno de. Prestação de Serviços À Comunidade (PSC): O que a difere? In: FERNDANDES, Maria Nilvane; COSTA, Ricardo Peres da (organizadores). Socioeducação no Brasil: Intersetorialidade, Desafios e Referências Para o Atendimento. 1. ed. 1. vol.Curitiba: Nova Práxis, 2019.

PAULA, Paulo Afonso Garrido de. Ato Infracional e Natureza do Sistema de Responsabilização. In: Instituto Latino Americano das Nações Unidas para Prevenção do Delito e Tratamento do Delinquente (ILANUD); Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH); Associação Brasileira de Magistrados e Promotores da Infância e da Juventude (ABMP) (organizadores). Justiça, Adolescente e Ato Infracional. São Paulo: ILANUD, 2006.

SARAIVA, João Batista Costa. Reflexões sobre o instituto da remissão e o Estatuto da Criança e do Adolescente. Revista da Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude, Porto Alegre, n. 05, março, p. 25-36. 2005.

SILVA, Antonio Fernando do Amaral e. O Estatuto da Criança e do Adolescente e Sistema de Responsabilidade Penal Juvenil ou o Mito da Inimputabilidade Penal. In: Instituto Latino Americano das Nações Unidas para Prevenção do Delito e Tratamento do Delinquente (ILANUD), Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH), Associação Brasileira de Magistrados e Promotores da Infância e da Juventude (ABMP) (organizadores). Justiça, Adolescente e Ato Infracional. São Paulo: ILANUD, 2006.

ZAMBAM, Neuro; BOFF, Salete Oro; LIPPSTEIN, Daniela. Metodologia da Pesquisa Jurídica. Florianópolis: Conceito, 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.