"CRIANDO MUSEUS": UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E MUSEOLÓGICA.

Miriã Santos de Farias da Rosa

Resumo


A Educação Patrimonial e Museológica, é um modo de ensinar a comunidade a valorizar o Patrimônio Cultural. Ela ajuda na conscientização da sociedade, ao promover a valorização da história local e seus bens. Este trabalho tem como objetivo apresentar a atividade de criação de museus como uma ferramenta  pedagógica que privilegia a Educação  Patrimonial. A partir, de uma pesquisa qualitativa descritiva, trazendo o detalhamento dos museus que foram criados a partir dessa proposta. Dessa maneira, essa experiência estimula os estudantes a serem protagonistas de suas aprendizagens e a fazer conexões importantes entre a teoria e a prática.

Palavras Chave: Educação Patrimonial, Patrimônio Cultural, Museus, protagonistas.

 



Texto completo:

PDF

Referências


BENEDICT, Ruth. O Crisântemo e a Espada: Padrões da Cultura Japonesa. São Paulo: Editora Perspectiva, 1972.

CERVO, A. L. ; BERVIAN, P. A metodología científica. 5. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2002.

HORTA,Maria de Lourdes,Parreiras; GRUNBERG, Evelina; MONTEIRO, Adriane Queiroz. Guia Básico de educação patrimonial. Brasília: IPHAN, Museu Imperial 1999.

ISMÉRIO, Clarisse. Educação patrimonial: promovendo o desenvolvimento regional a partir do patrimônio cultural. ÁGORA (UNISC. ONLINE), v. 17, p. 24, 2016.

VIEIRA, Guilherme Lopes. O museu como lugar de memória: o conceito em uma perspectiva histórica. Mosaico, São Paulo, v. 8, nº 12, 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.