REALIDADE DAS MULHERES NO SISTEMA PENITENCIÁRIO FEMININO DE ALEGRETE

Beatriz Milano do Canto Motta, Alice de Moraes Soares

Resumo


A realidade das mulheres presas é uma grande questão social. O tema é de extrema relevância visto que o Brasil é o quarto país que mais prende mulheres no mundo. Assim, é preciso que haja a desmistificação do assunto pela população e governo em relação às prisões femininas para que o trabalho dentro das mesmas seja realizado com competência e responsabilidade, considerando o seu verdadeiro objetivo. O estudo foi realizado por meio de pesquisas bibliográficas e na Internet, assim como pesquisa exploratória, contendo entrevistas com o diretor do Presídio de Alegrete e com uma detenta em regime semiaberto, a fim de buscar o objetivo do trabalho, sendo este a verificação da prática da atuação do Sistema Penitenciário Feminino em Alegrete em relação à teoria e reconhecer a vivência das detentas de Alegrete e a visão das mesmas. Ademais, foi aplicado um questionário online com o propósito de comparar a opinião pública em relação ao relatado nas entrevistas sobre essa problemática. Verificar de que forma funciona o Sistema Penitenciário Feminino em Alegrete e, de acordo com problema de pesquisa, conferir se as bases legais estão alinhadas ao que verifica-se na prática. Tendo em vista a análise baseada nos dados relatados pelo diretor do Presídio Estadual de Alegrete e o cotidiano das mulheres presas, constatou-se com a pesquisa que o presídio, criado em 1975 possui falhas em sua estrutura, além de ser um presídio masculino. O presídio conta atualmente com 150 apenados, sendo 14 mulheres, em um ambiente com capacidade para 81 presos. Já a equipe de empregados do presídio é formada por trinta e quatro pessoas, maioria composta por agentes penitenciários Na visão do diretor, a prática no presídio ainda está longe de atingir o objetivo presente na lei, visto que a Lei das Execuções Penais é muito completa, elaborada e pensada e, de acordo com ele, as leis não evoluem concomitante à evolução do ser humano e do sistema. O Diretor caracteriza o Estado como tutor do presídio e afirma que deveria ser responsável por tudo. Porém, diz que há interferência do Estado, mas não investimento. De acordo com a opinião majoritária do público, as condições enfrentadas pelas presas em Alegrete são precárias, com algumas exceções, dependendo do critério ou área avaliada. Em relação a entrevista realizada com a presa no regime semiaberto, foi possível identificar a visão da mesma sobre a vida dentro do Presídio Estadual de Alegrete. Para ela, a vivência é complicada e enfatiza que o maior medo durante o cárcere é da sociedade, pois julga e não dá oportunidades aos ex-detentos. Assim, faz-se necessário maior atenção por parte da população e Estado a essa parcela da sociedade e a estrutura na qual está inserida, para que possuam condições dignas de vida no período de cumprimento de pena e, dessa forma, o real objetivo das prisões seja cumprido, promovendo a ressocialização efetiva desses indivíduos.



Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, Milena SOUZA, Gabriel, TEOTÔNIO, Paulo. Ressocialização de detentas no sistema penitenciário. Disponível em:

. Acesso em: 5 de maio de 2020.

ANDRADE, Milena, SOUZA, Gabriel, FREIRE, Paulo. Jus, 2019. A realidade do encarceramento feminino e a invisibilidade de mulheres grávidas no sistema prisional, Disponível em: . Acesso em: 11 de setembro de 2020

CRESCER COM AGÊNCIA BRASIL. Crescer, 2018. Sistema carcerário brasileiro tem 477 grávidas e lactantes. Disponível em:. Acesso em: 5 de maio de 2020.

IMPRENSA. Supremo Tribunal Federal, 2018. 2ª Turma concede HC coletivo a gestantes e mães de filhos com até doze anos presas preventivamente. Disponível: Acesso em: 5 de maio de 2020.

LEITE, Mariana. JusBrasi, 2016. As condições do sistema prisional brasileiro. Disponível em: . Acesso em: 5 de maio de 2020.

LOPES, Vitória. DireitoNet, 2017. Os problemas do cárcere feminino no Brasil e seus reflexos na essência feminina. Disponível em: Acesso em: 11 de setembro de 2020.

MITRE, Jaquelina. Migalhas, 2020. Mulheres transexuais e a indiferença de gênero no sistema carcerário. Disponível: . Acesso em: 5 de maio de 2020.

PAOLIERI, Júlia MACHADO, Wagner. Terra. Prisões femininas: presas usam miolo de pão como absorvente. Disponível em:

. Acesso em: 5 de maio de 2020.

PESTANA, Caroline. JusBrasil, 2018. A realidade das mulheres no Sistema Penitenciário Brasileiro. Disponível em:

. Acesso em: 5 de maio de 2020.

RISSO, Mayra. mbito Jurídico, 2019. Encarceramento feminino: Desafios Invisíveis. Disponível em:

. Acesso em: 5 de maio de 2020.

SOUZA, Alana. Ressocialização de detentas no sistema penitenciário. Disponível em:

. Acesso em: 5 de maio de 2020.

VINHAL, Gabriela. Correio Braziliense. Aumento do número de mulheres presas cresce 656%; Brasil é o 4º país que mais prende. Disponível em:

. Acesso em: 5 de maio de 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.