ISOLAMENTO HOSPITALAR: PERFIL DE PACIENTES INTERNADOS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE BAGÉ

fernanda morales ferreira

Resumo


A pesquisa objetivou traçar o perfil pacientes internados em um quarto de isolamento no hospital universitário do município de Bagé, interior do Rio Grande Do Sul no período de 01 de março a 31 de dezembro do ano de 2019. Tratando-se de um trabalho descritivo transversal, os dados foram coletados de relatórios fornecidos pelo software interno do hospital Universitário (Hospidata). No período em questão foram internados 12 pacientes no quarto de isolamento e observado cada perfil e o motivo pelo qual houve designação a este quarto, principalmente sua patologia. Observou-se grande diversidade de patologias que motivaram a decisão médica para a internação dos pacientes em isolamento. A predominância de internações de pessoas do sexo masculino não traz possibilidade de correlações com outros fatores estudados, mas coloca em haver a questão da debilidade orgânica do corpo, sobretudo, no que tange à imunidade. Neste sentido cabe ressaltar que esta forma de internação é muitas vezes buscada não somente para tratamento, mas sim para prevenção da transmissão de agentes patogênicos de grande virulência para os demais indivíduos ou para o próprio paciente. 

Texto completo:

PDF

Referências


BARBOSA, Izabela Guimarães et al. Comorbidades clínicas e psiquiátricas em pacientes com transtorno bipolar do tipo I. JornalBrasileiro de Psiquiatria, v. 60, n. 4, p. 271-276, 2011.

CARDIM, Mariana Gomes et al. Crianças em isolamento hospitalar: relações e vivências com a equipe de enfermagem. 2008.

COSTA, Juvenal Soares Dias da et al. Prevalência de internação hospitalar e fatores associados em Pelotas, RS. Revista de SaúdePública, v. 44, p. 923-933, 2010.

FAVARIN, Simoni Spiazzi; CAMPONOGARA, Silviamar. Perfil dos pacientes internados na unidade de terapia intensiva adulto de um hospital universitário. Revista de Enfermagem da UFSM, v. 2, n. 2, p. 320-329, 2012.

JESUS, Josélia Batista de; DIAS, Ana Angélica Lima; FIGUEIREDO, Rosely Moralez de. Precauciones específicas: las vivencias de pacientes internados. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 72, n. 4, p. 874-879, 2019.

MELO, Elizabeth Mesquita et al. Avaliação dos parâmetros ventilatórios em pacientes de unidade de terapia intensiva. Rev Enferm UFPE, v. 11, n. 3, p. 1375-80, 2017.

POLIT, D. F., BECK, C.T., HUNGLER, B.P. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: metodos, avaliacao e utilizacao. 5a ed. Porto Alegre: Artmed; 2004.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.