DESENVOLVIMENTO INFANTIL E HABILIDADES SOCIAIS: PRÁTICA DE PSICOLOGIA ESCOLAR ATRAVÉS DE INTERVENÇÃO ACADÊMICA

Lauren Badaraco Fagundes, Jéssica Villar Rodrigues, Lorenzo dos Santos Veber, Adriana Moraes

Resumo


O presente trabalho visa relatar experiência acadêmica na área de Psicologia Escolar, referente à disciplina de Estágio Básico, cursada no 3º semestre do Curso de Psicologia do Centro Universitário da Região da Campanha (Urcamp), conforme parceria com instituições municipais de ensino fundamental do município de Bagé, Rio Grande do Sul, Brasil. A prática proporcionou a inserção de duas acadêmicas no ambiente escolar; esclarece-se que a referente escola não será identificada. Teve o corpo discente como público-alvo,  abrangendo duas turmas, totalizando 60 alunos. O presente trabalho justifica-se como relevante ao ponderar sobre a essencialidade de atender integralmente a infância, buscando fornecer um contexto saudável para a saúde física e mental, bem como para o desenvolvimento social dos educandos. As intervenções tiveram como objetivo principal, acolher o coletivo e promover o desenvolvimento de habilidades sociais.

 


Texto completo:

PDF

Referências


CABALLO, V. E. Manual de avaliação e treinamento das habilidades sociais. São Paulo: Santos, 2003.

DINIZ, E.; KOLLELS. H. O Afeto como um Processo de Desenvolvimento Ecológico. 2010, p.71.

Del Prette, Z. A. P. & Del Prette, A. Psicologia das habilidades sociais: Terapia e educação. Petrópolis, RJ: Vozes. 1999.

FALCONE, E. O. Contribuições para o treinamento de habilidades de interação. Em H. J. Guilhardi, M. B. B. P. Madi, P. P. Queiroz & M. C. Scoz (Orgs.), Sobre comportamento e cognição. Contribuições para a construção da teoria do comportamento (pp. 91-104). Santo André, SP: ESETec. 2002.

KOLLER, S. H. Ecologia do desenvolvimento humano. São Paulo: Casa do Psicólogo, p. 337-80, 2004.

LISBOA, C.; KOLLER, S. H.; O microssistema escolar e os processos proximais: exemplos de investigações científicas e intervenções práticas. In: PAPALIA, D. E.; FELDMAN, Ruth Duskin (Colab.). Desenvolvimento Humano. 12ª ed. Porto Alegre: AMGH Editora, 2013.

MARTINS, J. B. A atuação do psicólogo escolar: Multirreferencialidade, implicação e escuta clinica. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 8, n. 2, p. 39-45, 2003.

MURTA, S. G. Aplicações do treinamento em habilidades sociais: análise da produção nacional. Psicol. Reflex. Crit., Porto Alegre , v. 18, n. 2, p. 283-291, Aug. 2005.

PIAGET, J. Epistemologia Genética. 1950.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.