AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE ESCOLARES DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DE BAGÉ/RS

Ademar Fagundes Cespedes

Resumo


A alimentação adequada e saudável de crianças e adolescentes em idade escolar é de fundamental importância, pois contribui para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar, além de ajudar na formação de hábitos alimentares saudáveis. O objetivo foi realizar avaliação antropométrica e identificar o estado nutricional de alunos do 1º do ensino fundamental da Escola Municipal Marechal Mascarenhas de Moraes. O estudo foi realizado entre os meses de março e agosto de dois mil e vinte, de forma transversal com abordagem quantitativa. Para diagnóstico nutricional, foi realizada avaliação antropométrica, para verificação de peso, altura, índice de massa corporal. Foram avaliados 12 alunos, sendo 10 meninas e 2 meninos.

Texto completo:

PDF

Referências


AZEVEDO, A.M.F., ENGSTROM, E.M., CASTRO, I.R.R., SILVA, C.S., ANJOS, L.A. Saúde e Nutrição em Escolares. Saúde em Foco, Rio de Janeiro, v.3,

n.18, p.27-32, 1999. (Informe Epidemiológico em Saúde Coletiva da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro).

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Orientações para a coleta e análise de dados antropométricos em serviços de saúde: Norma Técnica do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional – SISVAN. Brasília, DF: Ministério da Saúde. (Série G.). Estatística e Informação em Saúde; 2011.

COSTA, M. B. et al. Obesidade infantil: características em uma população atendida pelo programa de saúde da família. Ver. APS. 2011jul/set, 14.

Oliveira AMA; Cerqueira EMM; Souza JS; Oliveira AC. Sobrepeso e obesidade infantil: Influência de fatores biológicos e ambientais em Feira de Santana, BA. Arq Bras Endocrinol Metab 2003;47(2):144-50.

SPINELLI, M. A. S.; CANESQUI, A. M. O Programa de Alimentação Escolar no Estado de Mato Grosso: da centralização à descentralização (1979-1995). Revista de Nutrição, Campinas, v. 15, n. 1, p. 105-117, 2002.

Silva, Y.M.P.; Costa, R.G.; Ribeiro, R.L. Obesidade infantil: uma revisão bibliográfica. Saúde & Ambiente em Revista. Vol. 3. Num. 1. 2008.

TASSARA, V.; NORTON, R. C.; MARQUES, W. E. Importância do contexto sócio familiar na abordagem de crianças obesas. Revista Paulista de Pediatria, São Paulo, v. 28, n. 3, p. 309-314, 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.