A REVITIMIZAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA SEXUAL NAS MÍDIAS SOCIAIS

FRANCESCA SANTOS

Resumo


Esta pesquisa trata sobre o processo de revitimização de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual causado pela exposição excessiva nas mídias sociais, com base no estudo dos princípios que norteiam o direito da criança e do adolescente no Brasil. O objetivo geral é analisar a garantia dos direitos da criança e do adolescente a partir do estudo do impacto causado pela exposição excessiva das vítimas de violência sexual nas mídias sociais. Para cumprir com tal objetivo, buscou-se solucionar o seguinte problema: como a criança ou adolescente vítima de crime contra a dignidade sexual sofre o processo de revitimização quando exposta pela mídia? Os objetivos específicos são analisar a proteção prevista no ordenamento jurídico brasileiro relativa à criança e adolescente vítima de violência sexual, examinar a possibilidade de responsabilização dos agentes geradores da exposição excessiva das crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, verificar o papel da mídia na prevenção da revitimização de crianças e adolescentes vítimas de crimes sexuais. Para cumprir os objetivos delineados, foi utilizado o método de abordagem dedutivo e a técnica de pesquisa bibliográfica e documental, análise da legislação nacional, com especial atenção às normas protetivas, às constitucionais e à legislação regulamentadora, doutrina e artigos científicos que abordam o tema. Observa-se que apesar do ordenamento jurídico brasileiro prever diversos dispositivos destinados à proteção das crianças e adolescentes, necessário que cada rede social crie mecanismos para garantir que elas não sejam expostas.


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Balanço - Disque 100/ Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. 2019. Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/acesso-a-informacao/ouvidoria/balanco-disque-100. Acesso em 24 ago. 2020.

BRASIL. Comparativo revela queda no número de denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes em abril. 2020. Disponível em:https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2020-2/maio/comparativo-revela-queda-no-numero-de-denuncias-de-violencia-sexual-contra-criancas-e-adolescentes-em-abril. Acesso em 24 ago. 2020.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em 12 out. 2019.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em 30 ago. 2020.

DA COSTA, Antônio Carlos Gomes. Natureza e implantação do novo Direito da Criança e do Adolescente. In: PEREIRA, Tânia da Silva (coord.). Estatuto da Criança e do Adolescente: Lei 8.69/90: estudos sociojurídicos. Rio de Janeiro: Renovar, 1992.

FACEBOOK. Padrões de comunidade: Facebook. 2020. Disponível em: https://pt-br.facebook.com/communitystandards/objectionable_content. Acesso em: 25 ago. 2020.

HECKSHER, Nathalia Legora Woitech. O processo de revitimização por meio da mídia sobre a vítima de violência sexual. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade de Direito de Vitória, Vitória, 2019.

METRÓPOLES. Justiça manda tirar do ar dados de menina estuprada pelo tio e expostos por Sara Winter. 2020. Disponível em: https://www.metropoles. com/brasil/justica/defensoria-obtem-liminar-para-tirar-do-ar-dados-de-menina-estuprada-por-tio?amp. Acesso em: 01 set. 2020.

METRÓPOLES. Vídeos: grupo cerca hospital para evitar aborto legal em menina de 10 anos. 2020. Disponível em: https://www.metropoles.com /brasil/videos-grupo-cerca-hospital-para-evitar-aborto-legal-em-menina-de-10-anos. Acesso: 01 set. 2020.

MEZZAROBA. Orides. Manual de metodologia de pesquisa no direito (livro digital). 6. ed. São Paulo: Saraiva, 2014.

TWITTER. Regras do Twitter e políticas: política sobre a exploração sexual de menores. 2019. Disponível em: https://help.twitter.com/pt/rules-and-policies/sexual-exploitation-policy. Acesso em: 25 ago. 2020.

ZAPATER, Maíra. Direito da criança e do adolescente (livro digital). 1. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2019.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.