O BRINCAR E A EDUCAÇÃO INFANTIL: A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE

fabiana maciel saraçol, suzani dutra domingues, Ângela Jagmim carretta

Resumo


O trabalho apresenta a importância da ludicidade na educação infantil, apontando pontos fortes que a ludicidade constrói no desenvolvimento da infância. A educação infantil é a primeira etapa da educação básica, é nesse momento que a criança tem seus primeiros contatos com fatores imprescindíveis para o seu desenvolvimento. É através das brincadeiras que a criança irá construir sua identidade e seu senso crítico, colaborando para o conhecimento do mundo ao seu redor. O objetivo desse trabalho é levar a reflexão da suma importância da ludicidade sendo percebida como parte integrante do desenvolvimento da criança, e sua relevância na educação infantil, fase onde a criança cria sua identidade e é apresentada a sua realidade. É preciso conhecer de perto e encará-la como parte principal da primeira infância.


Texto completo:

PDF

Referências


ALEXANDRE, B.O. A importância da ludicidade na alfabetização. 2019. 36f. Trabalho de conclusão de curso – Instituto Federal de ciência e Tecnologia Goiano Campus Morrinhos, Morrinhos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/bitstream/prefix/996/2/TC%20Beatriz%20vers%C3%A3o%20final%20.pdf. Acesso em: 15 de set. de 2020

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso em:15 de set. de 2020.

TEIXEIRA, H.C; VOLPINI, M.N. A importância do brincar no contexto da educação infantil: creche e pré-escola. Caderno de educação: Ensino e Sociedade. São Paulo, p. 76-88, 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.