QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: um estudo na Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos da Prefeitura de São Gabriel-RS.

MARIANA PAGANOTTO DA CUNHA, JUNIOR RAMOS DOS SANTOS, ANA CAROLINA ESTRAZULAS ABBOTT, HÉLIO LEMOS MENNA, TATIANE FORMANOWICZ LEMOS

Resumo


A qualidade de vida no trabalho (QVT) tornou-se uma ferramenta de fundamental importância para o sucesso de uma gestão mais participativa. O tema tem sido amplamente investigado. No entanto, verifica-se que no setor público ainda existem poucas pesquisas e publicações que possam oferecer subsídios aos gestores públicos. Especificamente no setor público municipal os estudos são ainda escassos. O presente estudo de caso tem o objetivo de avaliar a qualidade de vida no trabalho dos servidores da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de São Gabriel –RS. O estudo apresenta o seguinte questionamento: Como a qualidade de vida é percebida pelos servidores da Secretaria de Administração e Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de São Gabriel-RS? O estudo se caracteriza como exploratório-descritivo e estudo de caso. O instrumento de pesquisa, estruturado em escala Likert de 5 pontos,  utiliza o modelo de Hackman e Oldham para uma pesquisa quantitativa. A coleta de dados ocorreu durante o mês ade agosto de 2015, com uma amostra de 40 (quarenta) servidores escolhidos ao acaso. Os resultados indicam que os servidores possuem boa percepção de como o seu trabalho produz consequências na sua vida e no trabalho das outras pessoas, pois avaliaram mais positivamente a dimensão “Significado das Tarefas M=4,26)” do que as demais. Os respondentes também entendem seu trabalho como uma unidade completa, sendo realizado do início até o fim para que a pessoa possa perceber que produz um resultado palpável, pois a “Identidade da Tarefa M=4,07)” também foi avaliada positivamente.  A “Variedade da Tarefa (M=3,98)” também foi bem avaliada, no caso, o servidor entende que requer várias e diferentes habilidades, conhecimentos e competências para melhor desempenho de seu trabalho. O “Feedback do Trabalho (M=3,80)” indica que o trabalho está organizado de tal forma que permite ao executor entender o resultado do trabalho e perceber seu desempenho. Embora a dimensão “Autonomia (M=3,63)” tenha sido avaliada positivamente, ela possui a menor avaliação, isto denota que os servidores entendem que o grau de decisão que possuem na execução de suas tarefas não é elevado Isso pode se dar em função do fato de que na administração pública os procedimentos e normas para a execução do trabalho já são pré-definidos. Conclui-se que os resultados positivos encontrados na pesquisa favorecem os três “estados psicológicos críticos”: percepção da significância do trabalho, percepção da responsabilidade pelos resultados e conhecimento dos reais resultados do trabalho. Assim, pode-se esperar por parte dos servidores da secretaria resultados positivos pessoais e do trabalho, tais como alta motivação interna, alta satisfação no trabalho, desempenho de alta qualidade, baixo turnover e absenteísmo reduzido.

Palavras-chave


Qualidade de Vida no Trabalho; Municipal; Servidores;

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