PROERD: SUA CONTRIBUIÇÃO AO ALUNO ATRAVÉS DA TEORIA DE APRENDIZAGEM SOCIOEMOCIONAL

EDINARA RODRIGUES GOMES, ELISANDRO LIMA FREITAS, Marlisa Alagia Fico

Resumo


O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD – conta com um diversificado currículo, todos adaptados do país americano para a realidade brasileira, é desenvolvido por Policias Militares, dentro das escolas. O currículo do 5º ano está estruturado pedagogicamente em dez lições e tem como base a Teoria de Aprendizagem Socioemocional. A presente pesquisa tem como objetivo geral observar a contribuição do PROERD na formação social dos alunos do 5° ano do ensino fundamental e como específicos descrever o referido programa analisando o manual do instrutor; identificar as estratégias e os recursos utilizados pelo instrutor na mediação do conhecimento e verificar a sua contribuição na formação do aluno. Na metodologia a pesquisa se caracteriza por trabalhar com o método dialético, sendo do tipo descritiva e explicativa, com uma abordagem qualitativa, cujo os procedimentos técnicos foram de caráter social, documental e de levantamento. Os dados foram coletados em uma escola estadual do município de Bagé/RS, onde teve o programa desenvolvido em suas três turmas de 5° ano no 2° semestre de 2014, tendo como instrumentos de coleta de dados, observação participante, textos dos alunos e entrevista semiestruturada, realizada com as professoras. Os resultados obtidos foram analisados utilizando a técnica de Análise de Conteúdo, descritos pela triangulação por fontes e reflexiva. O currículo do PROERD, do 5º ano denominado “Caindo na Real”, começou a ser desenvolvido no estado do Rio Grande do Sul em 2012 com base na Teoria de Aprendizagem Socioemocional, buscando estimular a inteligência emocional, a qual agrega a inteligência interpessoal e intrapessoal da teoria das inteligências múltiplas. O Programa desempenha um papel fundamental na formação social do aluno, além de agregar-se aos conteúdos previstos no currículo escolar. Como relataram as professoras, nas disciplinas de português, auxilia na expressão oral, leitura e escrita, assim como em ciências, quando trata sobre saúde ter hábitos saudáveis e em história trazendo fatos e acontecimentos da atualidade. Percebeu-se que o modelo de tomada de decisão é uma estratégia que vai além da sala de aula, pois os alunos demonstraram, em seus textos, a utilização desse modelo, no seu dia a dia, para tomarem decisões mais seguras e responsáveis, respeitando o próximo, sendo confiantes em suas escolhas e comunicando-se de forma clara. Com a pesquisa, ficou evidenciado que o PROERD está em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, como Tema Transversal e contribui de forma significativa para a formação do aluno, tanto no aspecto social, como nos aspectos cognitivo e afetivo. Em especial contribui na formação social do aluno, no que diz respeito aos valores morais e éticos e agrega-se aos conteúdos desenvolvidos pelo professor, por meio da transdisciplinaridade.

Palavras-chave


Aluno, Socioemocional, PROERD.

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