OS DESAFIOS DO MARKETING NO SÉCULO XXI

JEANIFFER BUENO GONCALVES, RITA LUCIANA SARAIVA JORGE

Resumo


 

A palavra Marketing deriva do inglês de Market que significa mercado. Considerando-se que o marketing é a ciência que estuda o atendimento das necessidades e/ou desejos dos consumidores, essa expressão vem sendo utilizada para expressar uma ação estratégica voltada ao mercado e aos consumidores. Entende-se assim que a empresa que pratica o marketing tem o mercado como a razão de existir e a ele dirige o foco de suas ações. Os desafios do marketing do século XXI estimulam a mudança de foco das empresas deixando de visar o produto como principal objetivo para que o cliente e mercado se tornem os pontos principais. O objetivo deste trabalho é verificar quais desafios as empresas tem para gerirem o Marketing no século XXI. Busca-se também sintetizar quais ferramentas digitais e recursos eletrônicos são importantes para que o negócio de qualquer empresa possa expandir- se, tanto na utilização de canais de comunicação com o cliente, como com fornecedores reduzindo custos e na coleta de informações sobre o que este cliente deseja e assim maximizando as vendas e elevando os lucros obtidos. Quanto a metodologia esta pesquisa foi classificada como bibliográfica e descritiva, onde foram coletadas informações sobre o marketing do século XXI de alguns autores que escrevem sobre o tema. As mudanças ocorrem cada vez mais rápido nos últimos tempos, mas o maior desafio hoje é conhecer cada cliente individualmente. No entanto, isso não é nenhuma novidade pois conhecer o cliente é essência do Marketing desde há muito tempo. No século passado, conhecer profundamente o cliente já foi bastante comum e uma estratégia de marketing bastante recomendada. No estudo também identificou- se que a utilização da pesquisa de marketing é ferramenta importante para grandes e pequenas empresas pois a partir dela se conhece o comportamento dos clientes, quais os produtos que mais consome, se este repete suas compras regularmente, se recomenda a empresa, seus produtos e serviço a outras pessoas, e ainda saber se é imune a pressão da concorrência. Com este conhecimento a empresa pode adaptar seus produtos e serviços para que atendam as expectativas e necessidades dos consumidores, facilitando e melhorando a vida de seu publico alvo. Considera-se, ainda, que com o desenvolvimento de estratégias, inovação da tecnologia  e planos de marketing, ocorre a conexão com o mercado e os clientes. As organizações possuem ainda como desafios a criação de marcas fortes, o desenvolvimento de ofertas ao mercado, na entrega e comunicação de valor. Contudo observa–se que a empresa terá sucesso se estiver sempre atualizada quanto as ultimas evoluções do mercado, visando alcançar resultados no intuito de prosperar em seus setores e  superar  a concorrência  garantindo a sobrevivência e solidez a longo prazo.  


Palavras-chave


Marketing, Desafios, Ferramentas.

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