Prevalência de utilização de antibióticos em pacientes internados nos meses de junho de 2015 e janeiro de 2016 em um hospital na cidade de Dom Pedrito-RS.

ANA SANCHES, Gleicimara Oliveira Trindade, Thaís Silveira Ribeiro, Ana Zilda Ceolin Colpo, Guilherme Cassão Marques Bragança, Ana Carolina Zago

Resumo


Os antimicrobianos, usados para combater infecções, dentre outras moléstias, estão entre os fármacos mais prescritos no âmbito hospitalar, com destaque para a classe das cefalosporinas de primeira, sendo uma das principais indicações o tratamento de infecções de vias aéreas superiores. Com o objetivo de avaliar os três antimicrobianos mais utilizados nos meses de junho/2015 e janeiro/2016 em um hospital de Dom Pedrito-RS. Trata-se de um estudo quantitativo, retrospectivo, documental e descritivo. Durante o mês de junho de 2015 foram prescritos 40 diferentes antimicrobianos para 341 pacientes, a cefalotina 1g injetável foi a mais prescrita para 48 pacientes (14,08%), seguido de ceftriaxona 1g intravenoso para 39 pacientes (11,44%), e ciprofloxacino 500mg, comprimidos, para 34 pacientes (9,97%). No mês de janeiro de 2016, foram prescritos um total de 38 diferentes tipos de antimicrobianos para 329 pacientes, sendo a ceftriaxona 1g intravenoso o mais utilizado, com 17,33% (57 pacientes), seguido de cefalotina 1g injetável, com 14,59%, (48 pacientes), e ciprofloxacino 500mg, em comprimidos, para 28 pacientes (8,51%). Concluiu-se neste estudo que, tanto para o mês de janeiro como para o mês de junho, os medicamentos mais prescritos foram os mesmos, embora esses períodos se caracterizem por doenças diferentes. Sabe-se que, em vários casos, os antimicrobianos são imprescindíveis para o cuidado com o paciente, porém, a decisão do uso deve ser feito com muita cautela, para não ocasionar efeitos indesejados ao paciente, como reações adversas, hipersensibilidades, além da resistência antimicrobiana, tão preocupante. Preconiza-se que os órgãos responsáveis estejam em permanente vigilância, orientando os profissionais da saúde e a população, com o objetivo de reverter tão significante problema.


Palavras-chave


Antibióticos, hospital, prevalência.

Texto completo:

DOWNLOAD ARTIGO PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.