A PRESENÇA DO LÚDICO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Maria Rita Dias Fialho, Caroline Mogica da Silva, Juliana Vaz Paiva, Angélica Gottardi, Viviane Kanitz Gentil

Resumo


O lúdico, palavra derivada do latim, ludos, que tem como significado brincar, jogar, entre outros, nos remete de imediato a pensar nas crianças, em suas experiências e principalmente no aprendizado que adquirem, seja em questões cognitivas, físicas ou sociais. O presente trabalho tem como objetivo relacionar a contribuição e a importância do lúdico no aprendizado dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, tendo como base nossas experiências enquanto bolsistas no subprojeto do curso de Pedagogia, no Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) /URCAMP, em escolas municipais de Bagé/RS. Como metodologia deste trabalho, de caráter quati-quali, inicialmente foi desenvolvido um estudo teórico, sobre os processos de alfabetização e letramento e a importância do teste diagnóstico. Foi construído baseado no teste da psicogênese de Emília Ferreiro, um instrumento de coleta de dados, que visou verificar o nível de aprendizagem dos alunos, desta forma identificando, ao longo do teste da psicogênese ampliado, conhecimentos e dificuldades, relacionadas a leitura e escrita. O teste diagnóstico proporcionou a descoberta de possíveis dificuldades de alunos de segundos e terceiros anos das escolas atendidas pelo programa, sendo este o público alvo deste projeto. A partir de então, tendo como base os resultados dos testes, foi elaborado de forma mais objetiva, um planejamento que auxiliem aos alunos na superação de suas dificuldades. Por meio dos resultados obtidos foi possível elaborar atividades lúdicas que contemplem as necessidades de aprendizagem dos alunos. Foi proposto no planejamento um enfoque na literatura, que visou explorar a diversidade existente nos contos infantis, por meio de atividades de alfabetização, letramento e artísticas como: leituras de leite, produção de textos coletivos e individuais, releituras, musicas, teatro e artesanato com reciclagem. Também foram confeccionados jogos para as atividades que contemplassem as dificuldades identificadas.  Ao longo do trabalho desenvolvido com os alunos foi possível diferenciar a aprendizagem padrão, da forma lúdica, onde o aproveitamento do conteúdo e o desenvolvimento da criança está atrelado à realização de algo satisfatório e divertido para a mesma, através do jogo e da brincadeira. Concluímos desta forma a verdadeira importância do lúdico no processo de aprendizagem, o que proporciona um estudo sistemático e objetivo, de planejamento de aula e consequentemente auxilia na alfabetização, letramento e desenvolvimento dos alunos.

 


Palavras-chave


lúdico; educação; diagnostico.

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