MARKETING DE RELACIONAMENTO NO SETOR DE ENSINO DA CIDADE DE SÃO GABRIEL - RS

EMANUEL DOS SANTOS MENNA, HÉLIO LEMOS MENNA

Resumo


Atualmente o marketing de relacionamento tornou-se ferramenta essencial para o sucesso das organizações. Especificamente no setor de ensino verificam-se poucos trabalhos estudando as relações entre a organização (escolas e instituições de ensino) e seus consumidores (alunos ou estudantes).  Atualmente o ensino privado tem se caracterizado por intensa concorrência, obrigando as instituições de ensino desse setor a reverem métodos e formas de atração e retenção de clientes (alunos). O presente estudo trata das variáveis relacionais entre alunos e instituições de Ensino Médio e Superior da cidade de São Gabriel-RS. Questiona-se que avaliação os alunos das Escolas de Ensino Médio e Instituições de Ensino Superior fazem sobre o relacionamento mantido com as mesmas? O objetivo foi avaliar o relacionamento dos alunos com suas respectivas Escolas de Ensino Médio e Instituições de Ensino Superior. Mais especificamente o estudo buscou descrever o custo do término do relacionamento, verificar o grau de comprometimento, levantar o grau de satisfação, observar a propensão dos alunos deixarem o relacionamento, verificar a qualidade percebida e observar a propensão dos alunos praticarem o “boca a boca” favorável em relação à instituição de ensino. Buscou-se também contrastar os resultados encontrados no ensino médio com os resultados encontrados no ensino superior. Uma pesquisa de campo, quantitativa, foi realizada com uma amostra constituída de 181 alunos, sendo 86 alunos de 06 escolas de ensino médio e 95 alunos do ensino superior de 02 instituições, destes 39 dos respondentes são alunos da UNIPAMPA e 56 alunos da URCAMP. O instrumento de pesquisa utilizado foi a escala de Variáveis Relacionais desenvolvida para o Setor de Ensino, com as variáveis associadas a uma escala Likert de 5 pontos, sendo 1 “discordo totalmente” e 5 “concordo totalmente”. A coleta dos dados foi efetuada nas instituições de ensino, em horário comercial, no período entre 10 e 20 de agosto de 2015. Os resultados do estudo indicam que as variáveis relacionais foram avaliadas positivamente, com média superior a 3,0. As variáveis “qualidade percebida”, “satisfação” e “boca-a-boca favorável”, respectivamente, foram avaliadas mais favoravelmente. Percebeu-se que existe confiança nas relações, demonstrando assim que os alunos atuam como parceiros das suas respectivas escolas, indicando um bom relacionamento. A variável “comprometimento” recebeu a menor avaliação. Os alunos não possuem propensão em tratar os problemas da escola como se fossem seus, evidenciando de falta de comprometimento com as instituições. Os resultados indicam que a propensão de deixar o relacionamento é baixa. Ao contrastar os resultados obtidos, constatou-se que as instituições de nível médio apresentaram melhores resultados no relacionamento com seus alunos do que as instituições de nível superior, principalmente nos aspectos da satisfação, boca-a-boca favorável, qualidade percebida e término do relacionamento.


Palavras-chave


Fidelização; Relacionamento; Ensino;

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