PIBID do Caburaí ao Chuí: Conhecendo e preservando a fauna e a flora brasileira

PRISCILA RODRIGUES DOS SANTOS, FABIANA SOUZA, JONES FREIRE, NATIELI MACHADO GONÇALVES, SABRINE SEVERO SARAIVA, HELEN DA CRUZ MIRANDA

Resumo


O Brasil é um país de 8,5 milhões km² que ocupa quase a metade da América do Sul, abarca diferentes zonas climáticas, possui seis biomas distintos (Floresta Amazônica, Pantanal, Cerrado, Caatinga, Pampa e a floresta tropical pluvial da Mata Atlântica) cada um com sua fauna e flora característicos, além de uma costa marinha de 3,5 milhões km², que inclui diversos ecossistemas (Ministério do Meio Ambiente). No entanto, a maioria das pessoas não têm conhecimento dessa enorme biodiversidade, de sua importância para o equilíbrio do meio ambiente e de como a ação antrópica vem afetando-a drasticamente, gerando perdas enormes a cada ano que passa.  O objetivo do projeto foi, através do diálogo e da informação, promover o debate a cerca da preservação das espécies animais e vegetais em particular, além de incentivar que as(os) estudantes conheçam a fauna e flora características do lugar onde vivem, o Bioma Pampa, e também do Brasil no contexto geral. O projeto foi apresentado para duas turmas de ensino fundamental, dentro do Subprojeto do curso de Biologia – PIBID – URCAMP, em uma EMEF na cidade de Bagé/RS e, a metodologia utilizada foram seminários instrutivos visando explicar conceitos como o que é fauna, o que é flora, o que são espécies nativas e espécies exóticas, mostrar os exemplares característicos do Bioma Pampa e do Brasil, discutir sobre extinção, preservação, dentre outros tópicos; rodas de conversa; confecção de cartazes; discussão de textos e apresentação de audiovisuais sobre os temas discutidos. O projeto foi interdisciplinar, pois utilizou-se dos símbolos nacionais e regionais de árvore, flor e ave para dar início as discussões e intervenções, abarcando portanto a disciplina de história. Também as(os) discentes foram divididos em grupos e cada um escolheu do Livro Vermelho das Crianças um animal ameaçado de extinção. Cada grupo então ficou responsável por apresentar para os demais colegas, da forma como desejasse, informações relevantes sobre o animal escolhido. Posteriormente serão realizados questionários estruturados a fim de se identificar qual a influência do projeto no conhecimento e amadurecimento destas(es) alunas(os) sobre os temas trabalhados. Os resultados obtidos ainda são parciais visto que o projeto se estenderá até o fim do ano de 2016. Mas já é possível notar um aumento da consciência ambiental, do conhecimento destas(es) discentes sobre os temas trabalhados e também um melhor rendimento nas disciplinas onde os temas são debatidos. Conclui-se que é imprescindível informar e esclarecer os discentes sobre a importância de se preservar essa imensa biodiversidade que o Brasil e o Bioma Pampa apresentam. Buscando através disso, formar uma geração comprometida e consciente do seu papel na continuidade e na manutenção da vida de outras espécies.


Palavras-chave


bioma pampa; biodiversidade; preservação

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