Ações de Educação Ambiental Desenvolvida com Alunos do Pelotão Esperança do Quartel 9° Regimento de Cavalaria Blindada no Município de São Gabriel - RS

Varlen dos Santos Nassinhack, Brunna Guedes da Silva, Amanda Suchy da Silva, Donglas Hanielly Fernandes Leivas, Victor Paulo Kloeckner Pires, Margéli Pereira de Albuquerque

Resumo


A educação ambiental é uma questão de relevância social e ambiental presente no contexto contemporâneo, onde a sociedade deve antecipar as consequências de suas ações no ambiente em que vive. As ações de educação ambiental requerem abordagens, diversificadas, integrando áreas de conhecimento e tendo como foco principal a conscientização de crianças e adolescentes, para que práticas saudáveis possam ser aplicadas na utilização dos recursos naturais. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo instigar o conhecimento e a conscientização ambiental através de ações educativas com o propósito de criar situações de vivência ambiental responsável junto aos alunos do Pelotão Esperança do Quartel 9° Regimento de Cavalaria Blindada do município de São Gabriel – RS. Inicialmente realizou-se a aplicação de um questionário estruturado com perguntas objetivas, com o intuito de avaliar a familiaridade dos alunos nas questões ambientais. Em um segundo momento, foi ministrada uma palestra sobre o tema impacto ambiental, reciclagem, reutilização e o descarte correto dos resíduos. Após a explanação os alunos realizaram a oficina com garrafas pet, demostrando como o resíduo pode ser reutilizado. Por fim, foi desenvolvida uma gincana ecológica que ocorreu através de brincadeiras. Ao final das atividades desenvolvidas, foi novamente aplicado o mesmo questionário respondido inicialmente pelos alunos para avaliar o grau de aprendizagem adquirido após o desenvolvimento das ações ambientais. Nos resultados obtidos na aplicação inicial do questionário sobre o conhecimento dos temas de educação ambiental, coleta seletiva e dos resíduos sólidos, foi possível observar que (53%) dos alunos conheciam o tema e (47%) não possuíam informações sobre os assuntos. Após a realização das atividades observou-se que (91%) dos alunos demonstraram aprendizado com as atividades que foram desenvolvidas sobre os temas abordados e apenas (9%) não souberam responder sobre os assuntos. Através das ações de práticas de educação ambiental realizado no Pelotão Esperança do Quartel 9° Regimento de Cavalaria Blindada, foi possível constatar que as ações de educação ambiental contribuíram ao menos momentaneamente para a conscientização, tendo como designo de incentivar os alunos a refletirem sobre a importância das suas ações no seu dia-a-dia,  voltadas à melhoria da sua comunidade. Assim, as ações de educação ambiental contribuíram para a formação dos alunos, proporcionando uma consciência e avaliação crítica em relação às suas atitudes. Os processos educativos realizados através das atividades desenvolvidas foram de grande importância para a aprendizagem dos alunos do Pelotão Esperança do Quartel 9° Regimento de Cavalaria Blindada. As brincadeiras realizadas na gincana ecológica foram essenciais ao universo infantil, pois as atividades lúdicas contribuíram para o desenvolvimento da aprendizagem, desenvolvendo nestes alunos habilidades como a atenção, memorização, imaginação, entre outros aspectos básicos que contribui para o processo de aprendizagem. A afetividade gerada pelo contato sensorial e emocional com as atividades propostas permitiram elevar a assertividade das respostas dos alunos, mais estudos abrangendo os temas expostos são necessários para uma maior compreensão dos mecanismos que permitem a incorporação de valores ambientais em crianças.


Palavras-chave


educação ambiental; resíduos sólidos; ações

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