O Perfil Empreendedor dos Alunos do Curso de Administração de Uma Instituição Particular de Ensino Superior

MATHEUS DE MELLO BARCELLOS, MIRTHA SILVANA GARAT MARIN

Resumo


Atualmente existe um aumento expressivo na importância do empreendedorismo no Brasil, tanto pelo grande número de estudos que abordam o tema, como por sua influência na economia nacional. Consequentemente estão presentes no Brasil diversos programas de incentivo ao empreendedorismo, tais como: iniciativas privadas, programas escolares, programas governamentais e o crescente número de cursos e atividades relacionadas ao tema.  Dentro desse contexto está inserido o curso de Administração de nível superior. Com base no exposto a presente pesquisa teve por objetivo analisar o perfil empreendedor dos alunos do curso de Administração da Universidade da Região da Campanha - URCAMP, Campus Sant'Ana do Livramento/RS. Para se chegar a tal objetivo este trabalho foi dividido em duas partes. A primeira se constituiu de uma pesquisa bibliográfica de teor exploratório, como meio de criar embasamento teórico para o estudo do tema. Já a segunda parte foi composta de um levantamento descritivo, realizado através de um questionário fechado contendo seis perguntas de múltipla escolha. Essa ferramenta foi aplicada entre os dias 17 e 30 de julho de 2016, em uma amostra não probabilística por conveniência, composta por 51 alunos do curso de Administração da URCAMP, Campus Sant'Ana do Livramento/RS, número equivalente a 40,80% do universo total dos alunos matriculados nesse curso, no referido Campus no primeiro semestre de 2016. Como principais resultados chegou-se às informações de que 88,24% dos entrevistados tem vontade de empreender. As principais motivações para essa vontade foram o desejo de ser o seu próprio patrão (46,67%), seguida pela existência de uma boa ideia de negócio (33,33%) e necessidade financeira (22,22%). Desse grupo 40,00% afirmaram que antes de entrar na faculdade não tinham vontade de empreender e 95,56% relataram que o conteúdo aprendido no curso os auxiliaram a manter ou gerar esse desejo. Dentre os que não têm vontade de empreender, o principal fator atrelado a essa situação foi esses entrevistados não considerarem ter o perfil de um empreendedor (83,33%). Sendo assim, podemos afirmar que o curso de Administração se apresenta como um ambiente favorável à criação e estabelecimento do perfil empreendedor. Isto porque, tanto a porcentagem total de alunos que têm vontade de empreender (88,24%), como a dos alunos que iniciaram o curso já tendo esse desejo (52,94%), são muito superiores à média do povo brasileiro, que é de 31,40%. Ao mesmo tempo que a maior parte dos entrevistados relataram que o conteúdo aprendido no curso os incentivaram a gerar ou manter a vontade de empreender.

Palavras-chave


Empreendedorismo; Estudantes Universitários; Perfil Empreendedor

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