A importância do planejamento estratégico como ferramenta de gestão para a empresa Consultoria Jr. - URCAMP

DIONIR GUTERRES, JOÃO HENRIQUE MENDES COSTA

Resumo


O planejamento estratégico, que será alvo deste estudo, destaca-se como ferramenta imprescindível na gestão empresarial, utilizada para assessorar os gestores no controle de suas empresas, de modo que auxilia os administradores na busca pela realização dos anseios da empresa. O planejamento é um processo fundamental de gestão e administração, utilizado como ferramenta que permite prever e organizar ações e processos que vão acontecer no futuro, para permitir maior racionalidade e eficácia das decisões e facilitar a gestão das organizações. Consiste em um processo contínuo essencial para o sucesso empresarial, pois aumenta o nível de interação entre os setores, facilita a determinação de objetivos, e permite a formulação de estratégias para aumentar o desempenho e competitividade. O objetivo desta pesquisa foi analisar a importância do planejamento estratégico como ferramenta de gestão para a empresa Consultoria Jr. – URCAMP, de maneira a verificar como o planejamento estratégico, tratando-se de uma ferramenta fundamentada em objetivos de longo, médio e curto prazo, com foco em ações e decisões estruturadas na sustentabilidade empresarial, pode ser utilizado para aumentar o controle de metas e objetivos, auxiliando no crescimento e inovação da empresa. A empresa Consultoria Júnior – Urcamp, localizada na Av. Tupy Silveira, 2099 – Centro, na cidade de Bagé-RS, fundada em maio de 2004, é empresa registrada como associação civil sem fins lucrativos, com finalidade educacional e é formada exclusivamente por alunos do ensino superior da URCAMP – Universidade da Região da Campanha. Foi elaborado um projeto de pesquisa na disciplina de Metodologia da Pesquisa II, do Curso de Administração/URCAMP. Para o diagnóstico foram utilizados como instrumentos de avalição um questionário, com perguntas fechadas, aplicado aos membros da Diretoria Executiva da empresa, e uma entrevista semiestruturada, aplicada ao Coordenador da empresa. Verificada a importância do planejamento estratégico, foi proposto um modelo para o período 2017-2020, baseado em cinco partes principais: concepção estratégica; gestão do conhecimento; formulação estratégica; implementação estratégica; e avaliação estratégica. Participaram da elaboração do modelo de planejamento estratégico os 10 alunos da Diretoria Executiva e o Coordenador da empresa. Ao final da pesquisa, conclui-se que o planejamento é uma maneira para conhecer e entender a empresa e seu contexto, pois torna possível identificar recursos potenciais, reconhecer fraquezas e estabelecer um conjunto de medidas integradas a serem implementadas, assegurando o sucesso dos resultados planejados. É considerado uma forma de assegurar a sobrevivência e a continuidade dos negócios, conduzindo a empresa para prevenir-se taticamente, calcular riscos e buscar minimizá-los.


Palavras-chave


planejamento estratégico; gestão estratégica; administração

Texto completo:

DOWNLOAD ARTIGO PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.