QUALIDADE DE VIDA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

CAMILA FAGUNDES MACHADO, PABLO XAVIER PINTO, LUIS CLAUDIO CAMPOS, MICHEL MACHADO OLIVEIRA, CARLA VIVIANE ABEJANEDA

Resumo


A Qualidade de Vida no Trabalho é estudada amplamente em todas as áreas científicas, das organizações privadas, públicas de setores de alimentos, varejo até mesmo á instituições de saúde e de educação. Partindo dessa premissa, este estudo buscou verificar o índice de qualidade de vida no trabalho de professores de Educação Física em escolas estaduais na cidade de Bagé/RS. A amostra deste estudo foi composta por 44 professores de Educação Física das escolas estaduais da cidade de Bagé/RS, de ambos os sexos e de idades diversificadas. Como instrumento, utilizamos a “Escala de avaliação da qualidade de vida no trabalho percebida por Professores de Educação Física” (QVT-PEF) desenvolvida por Both e colaboradores (2006). Esta escala é composta por uma entrevista estruturada contendo 34 questões fechadas, relacionadas ao ambiente de trabalho, relacionamento entre colegas/coordenação, jornada de trabalho entre outros. As questões que compõem a escala são dividas em oito dimensões para facilitar a avaliação das variáveis. (WALTON, 1973). Ao final do estudo, foram tabulados todos os dados na planilha eletrônica do Microsoft Excel for Windows, para a categorização dos resultados obtidos, utilizamos as frequências das escolhas e os percentuais absolutos das dimensões que compõem a matriz do instrumento e posteriormente apresentamos de forma descritiva. Em relação á distribuição das frequências das dimensões e da avaliação global da QVT-PEF (Tabela 1), observa-se que os professores investigados apresentaram uma tendência à satisfação nas seis, das oito dimensões avaliadas. Após a análise dos dados podemos concluir que os professores de Educação Física de forma global, sentem-se satisfeitos com relação á qualidade de vida em seu trabalho. No entanto, aspectos como espaço físico e materiais adequados tornariam suas atividades mais satisfatórias com relação ao exercício docente.

Com os achados deste estudo e a partir da bibliografia pesquisada, entendemos que mais estudos sobre a qualidade de vida no trabalho por parte dos professores em geral e dos professores de Educação Física especificamente, são necessários à medida que os mesmos podem servir como indicativo de quais são as falhas nas organizações que abrigam estes trabalhadores. 


Palavras-chave


Qualidade de vida de professores; Qualidade de vida no trabalho; Educação Física escolar.

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