Importância da Prática no Ensino de Ciências: O Terrário como Auxiliar na Construção do Conhecimento Científico

Caroline Santos Santos, Marcia Iara Da Costa Dornelles

Resumo


O presente resumo apresenta a utilização de recursos alternativos nas aulas de Ciências. Para realizar esse estudo foi elaborada a construção de um terrário. O terrário é um ecossistema em miniatura mantido dentro de um recipiente adequado. Ao construir um terrário você simula um microambiente em equilíbrio que funciona de forma autossustentável. A atividade proposta teve como objetivo estimular os alunos à construção de um microambientee a obtenção de explicações a partir da observação sistemática e detalhada. O terrário proporcionou resultados significativos na construção do conhecimento científico por parte do aluno. Nesse contexto, algumas reflexões são retiradas a acerca da construção e utilização de um terrário, no decorrer das aulas de Ciências de um 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Alegrete/RS, participante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), por meio do projeto intitulado “Terrário: um pedaço da natureza na sala de aula”, que busca articular a formação inicial e a formação continuada de professores. O terrário serviu para diagnosticar os conhecimentos prévios dos alunos, bem como permitiu a explicação de outros fenômenos inerentes à discussão, adquirindo para os alunos mais conhecimentos e fixação sobre os temas relacionados ao meio ambiente em sala de aula.

Palavras-chave


Educação. Recursos didáticos. Natureza.

Texto completo:

DOWNLOAD ARTIGO PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.