Portfólio para Aulas Práticas, um Suporte na Ação Docente

SUE HELEN OLIVEIRA CUNHA, VANISIA DE SOUZA DIAS, TASSIANE PAHIM FERRÃO, EVA IVONE PINTO NERI, MARCIA IARA DA COSTA DORNELLES

Resumo


O uso de materiais para o auxílio de aulas na ação docente é muito importante e sempre bem vindo, pois permite um suporte maior para o entendimento dos alunos resultando em uma aprendizagem significativa do conteúdo proposto e é uma ótima alternativa para instigar o aluno a buscar maior conhecimento de uma forma mais prazerosa e dinâmica. De que forma experimentos das práticas de física pesquisadas na internet podem agregar nas aulas teóricas do PIBID? Com esta preocupação resolvemos montar uma discussão na qual nos levou a organizar um portfólio. O objetivo foi desenvolver um suporte de práticas para aulas no PIBID. Os experimentos foram desenvolvidos entre 12 pibidianos, cada um com no mínimo uma experiência realizada no laboratório de Química da URCAMP – Alegrete. Foram utilizados materiais variados como: uma latinha de alumínio, duas bexigas, uma fita adesiva e uma superfície lisa para experiência “Cabo de Guerra Elétrico”; uma Garrafa Pet, uma Rolha, uma Bomba de encher bola para experiência “Fazendo uma nuvem na Garrafa”; Álcool para experiência “Medindo teor de Álcool na Garrafa”; um ovo cru; um copo ou béquer;Água;Sal de cozinha; vareta de vidro para experiência “Comparando as densidades: do ovo e da água”;cascas de ovos vazias, pedrinhas e uma bacia com água para experiência “Empuxo”, uma Seringa, uma caneta com laser, água para ser analisada, fita isolante, dois copos para apoiar a seringa e um suporte para calçar o laser para experiência “Microscópio Caseiro,usando Laser”; um pedaço de cartolina (15x15 cm), uma bolinha de vidro (ou aço) para experiência “ Peteleco o princípio   da inércia”; uma régua, duas borrachas ” Gangorra o princípio das alavancas”; uma embalagem de pizza, uma bolinha de gude para experiência “GIRA-GIRA  força centrípeta”; palha de aço, pilha, papel alumínio, fio para conexões, porta pilhas e fios de conexão (jacaré) para experiência “ Efeito Quente”; garrafa pet 2 litros, Algodão, Areia limpa, Pedras pequenas, carvão em pó. (pó de café), tesoura, um copo de água com terra, um copo de água com sal, para experiência “Filtrando Água” ;  dois CDs, um pedaço de papelão, uma caneta, um balão, fita adesiva, cola quente, tampinha de garrafa PET, um atilho, um pedaço de mangueira de mais ou menos 10cm e uma tesoura, recorte o papelão do mesmo diâmetro e modelo dos CDs para experiência “ Disco Flutuante”; um recipiente cilíndrico cheio de água, uma rolha cortada em rodelas, uma agulha de costura, um imã para experiência “Bussola Caseira”; duas seringas de tamanhos diferentes, 5ml e 20 ml, mangueirinha para adaptar nas seringas de 10 a 50 cm de comprimento, madeira ou caixa de sapatos para o suporte, 20 ml de fluido no caso o óleo de cozinha para experiência “Prensa Hidráulica”; uma garrafa plástica transparente de refrigerante de dois litros, com tampa, uma tampinha de caneta esferográfica, dois clipes de metal para experiência “Construa um Mergulhador”. A execução deste projeto teve como o ápice as apresentações dos materiais das experiências em sala de aula onde a participação de todos os pibidianos foi essencial para alcançar os objetivos. Com os resultados (portfólio) que serão disponibilizados aos professores, esperamos que eles sintam-se estimulados com as práticas já elaboradas e desenvolvam com os alunos para que estes consigam absorver o conhecimento teórico.

 


Palavras-chave


pibid; auxílio; aprendizagem

Texto completo:

DOWNLOAD ARTIGO PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.