FATORES PROMOTORES DA AUTONOMIA DISCENTE EM PROJETOS DE PESQUISA: ESTUDO DE CAMPO NO IFSC CAMPUS CANOINHAS

Douglas André Wurz, Gabriel Moraes de Bem

Resumo


A atitude do professor no processo de aprendizagem é de grande importância e a construção de conhecimentos entre o aluno bolsista e o professor deve ser o foco no processo de aprendizagem. Nesse contexto, tem-se como objetivo deste trabalho compreender quais os fatores que despertam a autonomia dos discentes em projetos de pesquisa, por meio de um estudo de caso no Instituto Federal, Campus Canoinhas. A partir da análise dos dados resultantes da aplicação de um questionário online, foi possível identificar alguns fatores relacionados ao desempenho autônomo dos alunos. A pesquisa contou com a colaboração de 36 discentes bolsistas de iniciação científica e/ou bolsistas voluntários e 20 professores, no período de 05 a 11 de outubro de 2020.  Observou-se que 70% dos docentes entrevistados tiveram a experiência de orientar alunos considerados autônomos e proativos em projetos de pesquisa.. Ainda que, na visão dos docentes, a falta de iniciativa seja apontada como a maior causa do comportamento dependente dos alunos, a dificuldade na compreensão das tarefas e processos a serem seguidos se mostra como fator determinante dessa postura para aqueles alunos que se consideram dependentes dos orientadores. Sendo assim, possibilitar aos alunos uma participação mais ativa nessas etapas, especialmente na elaboração dos relatórios e escrita de artigos tende a contribuir nesse aspecto. Além disso, verifica-se que as principais características de alunos que demonstram autonomia no desenvolvimento das atividades são: proatividade, interesse na carreira acadêmica e ganho de experiência profissional.


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