FESTA JUNINA VIRTUAL: ARRAIAL “XÔ COVID” RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE MULTILETRAMENTOS

auriane erthal

Resumo


O trabalho aqui abordado caracteriza-se como um relato de experiência, surgindo da proposta de oportunizar de forma lúdica e prática, a comemoração da Festa Junina, mesmo em tempos de pandemia, para alunos do ensino fundamental das séries iniciais de duas escolas da região metropolitana do Rio Grande do Sul, assim como de conhecidos e amigos que demonstraram interesse. A ideia emergiu da necessidade de inserção desses alunos ao convívio festivo e cultural, mesmo que remotamente e com o apoio de recursos digitais, o que se tornou corriqueiro nos tempos atuais. O objetivo da proposta aqui apresentada foi refletir sobre o letramento digital a partir de atividades lúdicas realizadas de forma virtual no contexto de isolamento social provocado pela situação em que vivemos. A proposta aqui tratada, desenvolveu-se em um período de duas horas, através da plataforma de web conferência, contando com a realização de atividades pertinentes à comemorações juninas, como “barraca do beijo”, “pescaria”, “casamento” e outras afins. Além da alusão festiva, a proposta proporcionou às crianças um momento de reflexão a respeito do momento atual.


Texto completo:

PDF

Referências


COSCARELLI, Carla; RIBEIRO, Ana Elisa. Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. 3. ed. Belo Horizonte: Ceale: Autêntica, 2011.

DUDENEY, Gavin. Letramentos digitais/ Gavin Dudeney, Nicky Hockly e Mark Pegrum; Tradução Marcos Marcionillo - 1ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

STREET, Brian V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Trad. Marcos Bagno. São Paulo: Parábola, 2014.

WHITEHEAD, Margaret. (org.) Letramento corporal: atividades físicas e esportivas para toda a vida/ Margaret Whitehead: tradução: Leondardo Pinto Silva; revisão técnica: Luiz Eduardo Pinto Basto Tourinho Dantas, Edison de Jesus Manoel. - Porto Alegre: Penso, 2019.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.