SMART CITIES: UMA TENDÊNCIA QUE VEIO PARA FICAR

Luísa Inácio Lourensi, Rodrigo Pereira Reiniger, Maria Elaine dos Santos León, Cristian Claudio dos Santos Ribeiro

Resumo


O objetivo do presente estudo foi demonstrar três empresas já existentes e que se encaixam na tendência das cidades inteligentes. A metodologia deste trabalho foi do tipo exploratória-descritiva baseada em estudo de caso. Foram analisadas três empresas, através da coleta de dados on-line. Logo após, foi elaborado um infográfico para facilitar a visualização de quais serviços tais empresas oferecem, além de uma apresentação visual para ser demonstrada em aula. Sendo estes itens, componentes curriculares pertencentes ao Projeto Integrador do Módulo III do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Universidade da Região da Campanha (Urcamp). A primeira empresa abordada, é uma plataforma da nuvem, voltada para o atendimento ao cidadão e a gestão dos serviços públicos, que permite atender chamados oriundos tanto de um portal na internet, telefone, aplicativo para celular, quanto do balcão da Prefeitura Municipal. A segunda, é uma líder mundial em tecnologia e serviços, dividindo-se em quatro setores: soluções em mobilidade, tecnologia industrial, bens de consumo e energia e tecnologia predial. Já a terceira e última, é voltada para soluções em integração de automação, desenvolvendo-as especialmente para cada cidade ou empresa. Deste modo, podemos perceber que a transformação das cidades convencionais em inteligentes é uma grande tendência, algo que veio para ficar.


Texto completo:

PDF

Referências


CSC, Connected Smart Cities. 2019. Disponível em: https://www.connected smartcities.com.br. Acesso em: 17/09/2020.

CUNHA, Maria Alexandra et al. Smart cities: transformação digital de cidades. 2016. Disponível em: file:///C:/Users/Lu%C3%ADsa/Downloads /CEAPG_Cunha.pdf. Acesso em: 05/09/2020.

ISMAGILOVA, Elvira et al. Smart cities: Advances in research—An information systems perspective. International Journal of Information Management, v. 47, p. 88-100, 2019.

PEREIRA, Thiago Martins; SACILOTTI, Adani Cusin; JÚNIOR, José Roberto Madureira. COMPUTAÇÃO EM NUVEM: PLATAFORMA COMO SERVIÇO. In: MARTINS, Ernane Rosa. Fundamentos da Ciência da Computação 2. Ponta Grossa: Atena, 2019. p. 116-125.

SANTOS, Bruno P. et al. Internet das coisas: da teoria à prática. Minicursos SBRC - Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos, v. 31, 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.