AÇÕES PSICOEDUCATIVAS: RELATO DE ESTÁGIO EM POLÍTICAS PÚBLICAS NO PROJETO CRESCER

Helena Brito Moraes, Lucas Dutra Pradie, Dejanini Ribeiro Rodrigues, Bruna Amaral Machado, Fabiane Caillava dos Santos

Resumo


O presente trabalho busca relatar as práticas realizadas no Projeto Crescer, nos anos de 2017 e 2018, na cidade de Dom Pedrito, interior do sul do Brasil. A idealização da criação do projeto se deu após a compreensão das necessidades apresentadas por um bairro da cidade, onde os moradores evidenciam situações de vulnerabilidade social. Tal iniciativa busca principalmente trabalhar com crianças e adolescentes através de ações preventivas voltadas para o desenvolvimento de habilidades sociais, onde as práticas desenvolvidas visam trazer a reflexão de temas que contribuam com o desenvolvimento mútuo do jovem, sua família e a comunidade em questão. O trabalho foi desenvolvido de forma grupal, visando oportunizar a unificação das qualidades de cada participante, contribuindo para o desenvolvimento coletivo e individual. A prática se desenvolveu sob orientação de uma psicóloga local e uma supervisora acadêmica, os estagiários que desenvolviam as atividades eram de diversos cursos, porém em sua maior totalidade da Psicologia, tendo assim, maior foco na área social. 

 

Palavras-chave: Projeto Crescer; Psicologia social; Habilidades sociais; Vulnerabilidade.


Texto completo:

PDF

Referências


REFERÊNCIAS

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Câmara dos Deputados, Lei nº 8069, de 13 de julho de 1990. ECA. Brasília, DF.

CARMO, M. E., GUIZARDI, F. L. O conceito de vulnerabilidade e seus sentidos para as políticas públicas de saúde e assistência social. Cad.

Saúde Pública, 2018.

MELLO, E. F. F., TEIXEIRA, A. C. A interação social descrita por vigotski e a sua possível ligação com a aprendizagem colaborativa através das tecnologias de rede. Anais do XXII SBIE, 2011.

PNAS. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome;

Secretaria Nacional de Assistência Social, Ministério do Desenvolvimento

Social e Combate à Fome. Resolução do Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS no 145, de 15 de outubro de 2004. Aprova a Política Nacional de Assistência Social – 2009.

RIESS, M. L. R. Trabalho em grupo: Instrumento mediador de socialização e aprendizagem. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) –

Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – FACED/UFRGS, Porto Alegre, 2010.

ROSSINI, L. E. A., BARROS, M. N.F. Ações preventivas no contexto da vulnerabilidade social. Serv. Soc. Ver., Londrina, v.15, n.1, p.108-136, Jul./Dez.2012.

SILVA, A. J. N., COSTA, R. R., NASCIMENTO, A. M. R. As implicações dos contextos de vulnerabilidade social no desenvolvimento infantojuvenil: da família à assistência social. Pesquisas e Práticas Psicossociais v. 14, n. 2, São João del-Rei, abril-junho de 2019.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.