A ESCUTA QUALIFICADA COMO FERRAMENTA DE ACOLHIMENTO EM UMA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA

Silvia Marques Fernandes Garcia, Clarissa Nascimento Trindade, Mariana de Mello Pereira, Adriana Brito dos Santos de Moraes

Resumo


Unidades Básicas de Saúde (UBS) são estabelecimentos de atenção primária. Por sua vez, Estratégias de Saúde da Família (ESF) são semelhantes às Unidades Básicas de Saúde, porém com horários e formas de atendimento diferentes. O presente trabalho tem o objetivo de apresentar a principal atividade realizada durante o período em que desenvolvemos o estágio básico em psicologia social, prevenção e promoção em saúde, o qual foi realizado em uma Estratégia de Saúde da Família e Centro de Referência da cidade. A referida atividade foi a oferta de uma Escuta Qualificada da população durante o período de pandemia em virtude do Covid-19, pela qual procuramos compreender a particularidade do momento, bem como a subjetividade da pessoa atendida. A escolha da demanda foi por parte da coordenação da Estratégia de Saúde da Família onde atuamos, que relatou a existência de pacientes que frequentam constantemente o local muitas vezes sem apresentar sintomas físicos, evidenciando a necessidade da população de ser escutada.


Texto completo:

PDF

Referências


BATALHA, Elisa. Escuta Qualificada: Psicólogos são essenciais na gestão do sistema e no acolhimento da subjetividade dos usuários. Instituto Fiocruz. 2017. Disponível em: .

BRASIL. Ministério da Saúde. Ações e Programas. HumanizaSUS. Disponível em .

BRASIL. Política Nacional de Humanização - HumanizaSUS. Disponível em:

BRASIL. Programa Mais Médicos. Mais Médicos: Conheça o Programa. Disponível em: .

BRASIL. Saúde da Família Disponível em: .

MACHLINE, Claude; BATES, Alícia Garcia; SILVA, Luis Felipe Vale da. Uma nova forma de organização hospitalar. Rev. adm. empres., São Paulo , v. 21, n. 4, p. 7-19, Dec. 1981 . Disponível em: .

SUNDFELD, Ana Cristina. Clínica ampliada na atenção básica e processos de subjetivação: relato de uma experiência. Physis, Rio de Janeiro , v. 20, n. 4, p. 1079-1097, Dec. 2010 . Disponível em: .


Apontamentos

  • Não há apontamentos.