DA REQUALIFICAÇÃO AO PROTÓTIPO: O ARQUITETO E URBANISTA ENQUANTO AGENTE MODIFICADOR DA RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL VIGENTE.

Darlan Almeida da Rosa, Vinicius Roberto Salvo Fontoura

Resumo


O presente trabalho discorre sobre o desenvolvimento das demandas, visando demonstrar estratégias propositivas que buscam a preservação da materialidade e dos elementos plásticos das preexistências na etapa de requalificação, bem como a inserção de alguns princípios importantes para o protótipo de alojamento, como a conservação da materialidade através de um método construtivo menos agressivo e mais eficaz. É possível vislumbrar o apelo patrimonial como elemento chave na crescente idealização dos protótipos, servindo de guia para a volumetria escolhida, a fim de manter a caracterização da forma através dos elementos locais, dessa maneira sucedendo uma fusão arquitetônica intercalada a alguns conceitos e percepções atuais, com a preservação do existente. Um projeto delimitado com caráter sustentável compreende a edificação como parte do ambiente natural, diretamente ligado à sociedade, ao caráter morfoclimático e cultural de seu contexto, além de disseminar técnicas construtivas com menor impacto socioambiental e maiores ganhos sociais e econômicos. Por conseguinte, é mostrado o papel social envolvido no processo acadêmico e posterior desempenho do Arquiteto e Urbanista como um indivíduo social e tangente a questões relacionadas à sustentabilidade, à humanística e principalmente, ao contato com a vulnerabilidade social e construtiva dos grandes e pequenos centros urbanos em diferentes contextos, sejam socioeconômicos, culturais e/ou políticos.

 


Texto completo:

PDF

Referências


BERNARDES, Marina et al. Comparativo econômico da aplicação do Sistema Light Steel Framing em habitação de interesse social. Revista de Arquitetura IMED, v. 1, n. 1, p. 31-40, 2012.

BRANDI, C. Teoria da restauração. Trad. Beatriz Mugayar Kühl. Cotia, São Paulo: Ateliê, 2004

FREITAS, Arlene Maria Sarmanho; DE CRASTO, Renata Cristina Moraes. Steel framing: arquitetura. 2006.

VAZ, Murad Jorge Mussi. O papel social do arquiteto e urbanista. Uma abordagem crítica e aplicada a partir da formação acadêmica. 2019.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.