A ECONOMIA DO CONHECIMENTO E O VALOR SOCIAL DO TRABALHO

Matheus da Silva Pitameia

Resumo


O presente trabalho calca-se na busca por uma definição de economia do conhecimento, seus resultados, e na definição de valor social do trabalho, buscando conciliar ambos. O reconhecimento do valor social do trabalho é oriundo da preocupação surgida, na modernidade, no século XIX, na opulência da revolução industrial, de impor limites à relação entre trabalho e capital. Na modernidade, novas formas de produção tomaram espaço com o desenvolvimento cada vez maior de técnicas e tecnologia de produção, algumas, inclusive, tendentes a excluir a força de mão de obra, caracterizadas pelo emprego de tecnologia de alta precisão e produção de instrumentos capazes de vender aos modelos econômicos emergentes medidas de otimização do tempo de produção. É o que se convenciona chamar Economia do Conhecimento, altamente especializada, excludente da mão de obra, emprestando aos setores emergentes uma tímida “franja” de sua produção. No entanto, por ora, há uma relação deficitária entre ambos – a produção altamente calcada no conhecimento – e a demanda pelo atendimento aos valores do trabalho, e, doravante, a preocupação deve ser abater esse antagonismo.


Texto completo:

PDF

Referências


ÁVILA, F.B.; BIGO, P. Fé Cristã e Compromisso Social, Elementos para uma reflexão sobre a América Latina à luz da Doutrina Social da Igreja. 2ª ed. Edições Paulinas: São Paulo, 1983.

DURKHEIM, E. Lições de Sociologia: a Moral, o Direito e o Estado, 5., 1983. Tradução e notas por J.B Damasco Penna. São Paulo, SP: Universidade de São Paulo, 1983.

DURKHEIM, E. Regras do Método Sociológico. Tradução por Eduardo Lúcio Nogueira, 9ª ed. Editorial Presença, Lisboa, 2004

PIO XI, P. Carta Encíclica Quadragesimo Anno (Sobre a restauração e aperfeiçoamento da ordem social em conformidade com a Lei Evangélica no XL aniversário da encíclica de Leão XIII Rerum Novarum). Vaticano, Roma, 1931.

População mundial deve chegar a 9,7 bilhões de pessoas em 2050, diz relatório da ONU. Nações Unidas Brasil, São Paulo, 17 jun. de 2019. Disponível em: . Acesso em 19 set. de 2020.

ROMITA, A.S. Direitos Fundamentais nas Relações de Trabalho. 5ª ed. São Paulo, SP: LTr, 2014.

SMITH, K. What is the ‘knowledge economy’? Knowledge Intensity and Distributed Knowledge Bases. The United Nations University, 2002, Discussion Paper Series, Maasticht, 2002.

TIZIANI, V. O Imaterial: conhecimento valor e capital. Brasília, jan. de 2009.Disponível em: . Acesso em 20 set. de 2020.

UNGER, R. M. A Economia do Conhecimento. Tradução por Leonardo Castro. São Paulo, SP: Autonomia Literária, 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.