EXTENSÃO NA URCAMP: RESSIGNIFICAÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE OCASIONADAS PELA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

Paula Lemos Silveira, Anabela Silveira de Oliveira Deble, Fabio Josende Paz, Virginia Paiva Dreux, lize Helena Cappellari, Angela Susana Jagmin Carretta

Resumo


O trabalho tem por objetivo descrever ressignificações decorrentes nas atividades de extensão da Urcamp, das oficinas, cursos e eventos de extensão, de maneira remota, no período de pandemia. A portaria 343, que dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas on-line, em consonância com o protocolo de distanciamento social, causado pelo Covid-19 ocasionou a reinvenção de nossas práticas, através de ferramentas tecnológicas digitais.  A Urcamp caracteriza-se como uma Instituição comunitária e filantrópica, dentre 15 instituições comunitárias, sendo a única, localizada na Região da Campanha e Fronteira Oeste, mantida pela Fundação Atilla Taborda (FAT), estruturada em um sistema multicampi. Atua para promover o desenvolvimento regional, através da disseminação do conhecimento por meio de ações de ensino, pesquisa e extensão, voltadas à formação dos sujeitos. A presente pesquisa analisa quais as ressignificações docentes ocasionadas pela transformação digital nas ações comunitárias de extensão? A metodologia caracteriza-se por um estudo de caso, quali-quantitativo, exploratório, documental, apresentando resultados das ações de Extensão desenvolvidas nos meses de março a agosto, entre ações, eventos e cursos através do meio on-line, tendo como fonte de pesquisa dados institucionais. Os resultados dessa convergência tecnológica, foram extraídos dos relatórios de projetos de extensão ocorridos intensamente na Urcamp,  a partir do oferecimento de atividades em plataformas digitais. Concluindo, os docentes ressignificaram suas práticas, garantindo a qualidade no ensino, dando continuidade, na busca de soluções, na utilização de diferentes sistemas, demonstrando o valor humano ao se reinventar, ou seja, ressignificar através de  acontecimentos, mudando a visão e percepção do mundo, através das ações de extensão, cumprindo com seu compromisso comunitário e social. A tecnologia tem um papel fundamental, mas ela só acontece quando pessoas estão comprometidas nesse processo.


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Ministério da Educação Superior. (MEC) Associação Brasileira De Mantenedoras de Ensino Superior. Portaria Nº 343, de 17 de Março de 2020. Disponível em: Acesso Em: 03 Mar. 2020.

LÉVY, Pierre. O que é o Virtual? São Paulo: Editora 24. 1ª ed. 1996. 8ª reimpressão 2007.

MILL, Daniel. Gestão estratégica de sistemas de educação a distância no Brasil e em Portugal: A propósito da flexibilidade educacional. Caderno Educ. Soc., Campinas, v. 36, n. 131, p. 407-426, abr.-jun, 2015.

SÁFADI, Marco Aurélio Palazzi. Sociedade Brasileira de Pediatria. Departamento Científico de Infectologia. Novo Coronavírus (Covid-19). Artigo Nº 14, De Fev.de 2020. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/22340d-DocCientifico_-_Novo_coronavirus.pdfhttps://www.Sbp.Com.Br/Fileadmin/User_Upload/22340d-Doccientifico_-_Novo_Coronavirus.Pdf>. Acesso: 03 Mar. 2020.

SCHLEMMER, Eliane. Formação de professores na modalidade on-line: experiências e reflexões sobre a criação de espaços de convivência digitais virtuais. Em aberto. Brasília, v. 23, n. 84, p. 99-122, nov. 2010.

SOARES, S. R./ Cunha, M. I. Formação Do Professor: A Docência Universitária em Busca de Legitimidade [Online]. Salvador: Edufba, 2010. Disponível Em: . Acesso Em 10 Mar. 2016.

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL. A Tecnologia Potencializando Estratégias de Negócio. [Ebook Digital] Disponível Em: . Acesso Em 10 De Mar. 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.