VILA VICENTINA: UM APOIO PARTINDO DA ENFERMAGEM E FISIOTERAPIA

MATHEUS BRASIL, Cristiano Pinto dos Santos, Mauricio Rodrigues Nogueira

Resumo


Introdução: Para a ANVISA (2005), as Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) são instituições não governamentais ou governamentais, onde pessoas com idade igual ou maior que 60 anos residem coletivamente com demais pessoas, podendo ou não contar com o suporte familiar, com condições básicas de liberdade, dignidade e cidadania. Metodologia: O projeto de extensão teve iníco no mês de janeiro e terá o seu término em dezembro de 2018. Desenvolvem o projeto um aluno da Enfermagem e outro da Fisioterapia, podendo ainda, fazer parte demais alunos que por ventura desejem estreitar o seu conhecimento teórico com o prático frente ao cuidado à pessoa idosa.
Está sendo desenvolvido de forma não invasiva, apenas com procedimentos os quais não ofereçam riscos aos participantes, como auxílio na medicação, mudança de decúbito, verificação de sinais com estetoscópio, esfigmomamômetreo, termômetro e oxímetro da parte do discente do curso de Enfermagem. O aluno do curso de Fisioterapia, realiza fortalecimento muscular, treino proprioceptivo e manobras de relaxamento muscular, para as idosas que encontram-se contidas no leito. Também é realizada massoterapia para os que sentem algum tipo de algia, e exercícios de marcha para aqueles que encontram-se com dificuldades de deambulação, fazendo uso de técnicas expecificas para aplicar tais atividades, esperando assim que haja uma melhora significativa no bem-estar das participantes do projeto. Não pode-se descartar os agravos psicólogicos que por ventura venham a emergir durante as atividades desenvolvidas. No entanto, caso isso aconteça, será solicitada uma avaliação psicológica pla equipe do Serviço de Psicologia Aplicada da Urcamp.
Os alunos estão realizam as atividades todas as sextas feiras, das 16 às 17 horas e as ações são definidas sistemática e contextualizadamente, pois são avaliadas as condições de todas as idosas, mas apenas as que apresentam agravos de saúde mais intensas, são beneficiadas com a presença dos alunos. Resultados: É possível perceber que as idosas passam por um momento significativo de envelhecimento, visto que as mudanças se apresentam de forma intensa na marcha, fala e condição cognitiva, comparadas com o mesmo período do ano passado. A OMS (2002) ressalta que a população mundial, em especial a dos países em desenvolvimento como o Brasil está envelhecendo muito rápido, gerando um problema de saúde pública do ponto de vista mundial. Tal problema nos traz a uma realidade onde cada vez mais são necessários profissionais especializados nessa área, com uma nova visão de como oferecer aos idosos uma gama de possibilidades para que possam ter uma qualidade de vida melhor. Conclusão: Conclui-se que o desenvolvimento do projeto de extensão está sendo benéfico tanto para as residentes da Vila Vicentina como para os acadêmicos envolvidos, pois os mesmos podem ofertar um apoio às residentes ao mesmo tempo em que adquirem um aprimoramento em suas técnicas frente ao trabalho desempenhado.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.