PROGRAMA DE EXERCÍCIOS PARA PACIENTES REUMÁTICOS

IONARA HOFFMEISTER, Alana Oliveira dos Santos, Maira Ângela Paiva Reis

Resumo


Resumo
Este projeto tem por objetivo, verificar os efeitos de um programa de exercícios terapêuticos sobre a amplitude articular (ADM), que tem relação direta com a funcionalidade. Além desses objetivos também busca-se saber as principais regiões e articulações acometidas. As metas estão associadas a: melhora e/ou manutenção da mobilidade e o alivio e/ou redução da intensidade de dor, e consequentemente, prover uma melhor qualidade de vida para o indivíduo.
Observou-se ao longo do tempo uma melhora e/ou manutenção na ADM destas pacientes, e consequentemente na funcionalidade.
Este estudo, é de extrema importância, devido o fato de se tratar de uma doença crônica, que não tem cura. Com isso, é necessário buscarmos um meio de tratamento para aliviarmos os sintomas, trazendo uma melhor qualidade de vida para os portadores desta doença e consequentemente, o retorno das AVD’s.

As doenças reumáticas podem ser denominadas como doenças e alterações funcionais do sistema musculoesquelético de causa não traumática, do qual, pode ser subdivida por doenças inflamatórias do sistema musculoesquelético, do tecido conjuntivo e dos vasos, incluindo também, doenças degenerativas das articulações periféricas e da coluna vertebral, doenças metabólicas ósseas e articulares, alterações dos tecidos moles e as doenças de outros órgãos ou sistemas relacionadas com as citadas anteriormente. (Ministério da Saúde, 2004).
Segundo Wibrlinger e Tombini, (2010) os ossos, articulações, cartilagens, músculos, tendões e ligamentos, são os mais acometidos pela doença, afetando assim, a capacidade de realizar atividades de vida diária e desempenho no trabalho.
Quando não tratadas precocemente, podem levar à graves manifestações, tanto físicas, como psicológicas, familiares, sociais e econômicas. Conforme dados da Direção Geral da Saúde do Ministério da Saúde, 2004.
Conforme SKARE, (1999) através da elaboração de um programa de prevenção dessas deformidades, associada à uma boa reabilitação, é possível amenizar os sintomas manifestados pela doença e com isso possibilitar uma melhor qualidade de vida para esses pacientes.
Entre os métodos utilizados para o tratamento dessas doenças, destaca-se o exercício terapêutico, o qual promove inúmeros benefícios para pacientes que sofrem de reumatismo, incluindo a melhora do estado geral e a redução de dores articulares, inflamação e rigidez. (DAVID,LLOYD, 2001).

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.