IMPLEMENTAÇÃO DO NÚCLEO DE PRÁTICAS DA SAÚDE – HOSPITAL ESCOLA NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO FAT URCAMP NO ANO DE 2018

HENRY RITTA, RAFAEL C RIBEIRO, CAROLINA D GEHRES

Resumo


Os hospitais universitários são centros de formação de recursos humanos e de desenvolvimento de tecnologia para a área de saúde.
Isso garante melhores padrões de eficiência à disposição da rede de atenção á saúde, integrante do Sistema Único de Saúde (SUS).
Os hospitais universitários apresentam grande heterogeneidade quanto à sua capacidade instalada, incorporação tecnológica e abrangência no atendimento, desempenhando papel de destaque na comunidade onde estão inseridos.
O novo conceito de Núcleo de Práticas da Saúde - Hospital Escola - do Hospital Universitário FAT URCAMP - HU surgiu do desejo da gestão atual na implementação de práticas de saúde nas dependências do HU, aliada à necessidade de um ambiente para o aprendizado prático dos acadêmicos do Centro Universitário URCAMP.
Até sua criação, as atividades de ensino das práticas em saúde eram realizadas no próprio campus central da URCAMP em Bagé RS, na Santa Casa de Caridade, e em posto de saúde municipais, desde o encerramento das atividades do HU, no ano de 2016.
Hoje, o HU conta com uma unidade inteira reformada para abrigar os discentes e docentes dos diversos cursos de graduação integrantes da área de ciências da saúde da URCAMP, com o fim de atender a população bajeense assistida pelos serviços de saúde do SUS, disponibilizados de acordo com a especificidade de formação do acadêmico, que vê nesse paciente a oportunidade de vivenciar experiências da prática profissional e de humanização.
Com o intuito de continuar ascendendo em direção a uma melhor qualidade nos serviços prestados, o HU e a URCAMP realizaram reformas na infraestrutura de uma unidade determinada do Hospital, selecionada para receber a nova estrutura e dinâmica dos docentes e discentes da instituição de ensino.
Esta nova instalação trouxe melhorias para o atendimento oferecido, viabilizando projetos e atividades contínuas, sempre em busca de um melhor atendimento à população que procura o NPS.
Atualmente, os atendimentos no NPS se dão de forma ambulatorial, conforme agendamento no Hospital Escola, oferecendo serviços nas áreas de psicologia, fisioterapia, nutrição e enfermagem á comunidade bajeense.
O Hospital Escola ainda está em fase de aperfeiçoamento de suas rotinas para melhor atender aos usuários e de adaptação ás rotinas paralelas ao NPS ofertada pela estrutura hospitalar, que proporciona um approach não só com os pacientes ambulatoriais e internados do HU, mas também com os profissionais que lá trabalham, proporcionando a troca de experiências.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.