IMPLEMENTAÇÃO DA CHECAGEM À BEIRA DO LEITO NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO FAT-URCAMP DE BAGÉ RS

RAFAEL RIBEIRO, HENRY RITTA, CAROLINA GEHRES

Resumo


Os erros mais comuns com relação à ministração medicamentosa guarda relação com o horário de administração dos fármacos, erros quanto à dosagem, troca na via de administração e confusão de paciente, podendo gerar agravamentos no estado de saúde do paciente e, por consequência, aumentando o tempo de estadia no hospital. Diante dessa realidade, a checagem à beira do leito é uma ferramenta de trabalho fascinante por inúmeros motivos e benefícios que reduzem a margem de ocorrência dos riscos apontados acima.
Pensando na segurança dos seus pacientes, o Hospital Universitário FAT URCAMP implementou a ferramenta chamada Checagem à Beira Leito.
A checagem á beira do leito consiste em uma tecnologia móvel que otimiza o processo de administração de medicamentos, garantindo que seja realizado de acordo com as especificações de segurança e em conformidade com o prescrito no PEP – Prontuário Eletrônico do Paciente.
Com o processo eletrônico, os dados são lançados automaticamente no PEP, o que reduz as chances de erro, facilitando, também, a auditoria de tais prontuários.
Para implementar essa tecnologia, o HU precisou ter um controle dos medicamentos disponíveis na Farmácia, o que é realizado graças ao investimento em TI, que é responsável por todo o registro de lote, validade e dispensação da medicação armazenada na farmácia hospitalar.
Assim, quando o médico realiza a prescrição, a equipe de enfermagem utiliza os recursos de aprazamento e aplicação das medicações que serão registradas e confrontadas com o prescrito no prontuário graças ao sistema de checagem à beira do leito.
Com a Checagem Beira leito, o enfermeiro e os técnicos de enfermagem não precisam dispor de tempo para calcular dosagens, o que aumenta a produtividade de cada profissional, assim como a qualidade no atendimento aos pacientes, contribuindo na eficiência hospitalar.
Para a implementação da checagem à beiro do leito são necessários alguns equipamentos básicos, como tablets ou notebooks e um leitor de código de barras que estejam configurados no software para que seja realizado o controle da checagem.
No HU, a checagem á beira começa com a conciliação medicamentosa, realizado pelo farmacêutico que visita o paciente para obter uma lista completa dos medicamentos de que faz uso habitual, registrando as informações levantadas no PEP. Após a prescrição médica, a medicação do paciente já vem dispensada e etiquetada da farmácia, otimizando a rotina dos técnicos de enfermagem que ministrarão os fármacos e checarão os dados do paciente, lançando no sistema as informações sobre a administração dos medicamentos.
Tão importante quanto a implementação da checagem beira leito é o treinamento/capacitação da equipe para utilizá-lo de forma correta, já que o sistema de checagem influencia nos processos e rotinas de trabalho.
Quanto mais humanizados e próximos são os serviços de saúde, maiores as chances de o atendimento ser bem sucedido, gerando a satisfação do paciente e da equipe que o assistiu.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.