CENTROS DE REFERÊNCIA REGIONAIS MULTIPROFISSIONAIS COMO SUPORTE À ESF NA RAS

CAROLINA GEHRES, Mário Mena Abunader Kalil, Liziane Kalil Salim

Resumo


Na esfera dos serviços públicos, aqui representado pelos serviços de saúde do município de Bagé, foi promovida mudanças na forma de trabalho das equipes da Rede de Atenção à Saúde - RAS, objetivando atender os princípios e diretrizes do SUS.
Partindo do modelo de gestão da saúde pública adotado que, na grande maioria dos municípios, implementa a Estratégia Saúde da Família (ESF) nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para atendimento na atenção primária, encaminhando ao centro de referência os casos de nível secundário, muitas vezes nota-se o agravamento do problema crônico do SUS, qual seja, a criação de sistemas fragmentados e não resolutivos.
Com isso em mente, a saúde municipal percebeu a necessidade de enfrentar o problema da fragmentação do sistema, reestruturando-o em Centros de Referência Regionais (CRR), próximos às UBS, aumentando a equipe de trabalho, investindo em ferramentas de tecnologia da informação, em tele laudos, qualificando o serviço público de saúde.
A inovação na gestão do trabalho realizado nos serviços de saúde trouxe o conceito de divisão do único Centro de Referência em vários centros “satélites”, dividindo o município em regiões de apoio às UBS/Estratégia Saúde da Família.
Atualmente, o município conta com 05 (cinco) Centros de Referência Regionais, implantados a partir de março de 2017, sendo o quinto centro estruturado no mês de abril do corrente ano, responsável pelo atendimento das demandas encaminhadas pelas 25 (vinte e cinco) UBS/Estratégia Saúde da Família, promovendo a cobertura integral dos atendimentos realizados na Rede de Atenção à Saúde.
A equipe multiprofissional e interdisciplinar de cada Centro de Referência Regional é constituída por médico pediatra, médico ginecologista/obstetra, médico cardiologista, enfermeiros, odontólogos (cada centro equipado com aparelhos de Raios-X odontológico), fisioterapeuta, farmácia e farmacêutico responsável, atendentes de farmácia, técnicos de enfermagem, técnicos de Eletrocardiograma.
Além da equipe fixa de cada Centro de Referência Regional, a prestação de assistência à saúde conta com o suporte de três equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF (compostas por assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, arte educador e educador físico), nas atividades de promoção, prevenção e orientação da população.
Com a reorganização dos serviços multiprofissionais foi possível às equipes conhecerem as barreiras enfrentadas pelos usuários (econômicas e burocráticas), que dificultavam o acesso à saúde, trazendo a vantagem do conhecimento da opinião de quem usufrui dos serviços mais próximos daqueles que executam os trabalhos, proporcionando a qualidade das ações nos serviços e possibilitando uma resposta dos gestores públicos que resolvesse os problemas de acesso.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.