A DANÇA COMO ATIVIDADE EXTRA-ESCOLAR EM MENINAS COM VULNERABILIDADE SOCIAL

CARMEN BARBOSA, carmen regina barbosa, walkiria Regert, Valentina Colares, Aline Nogueira, Helena Brito

Resumo


A DANÇA COMO ATIVIDADE EXTRA-ESCOLAR EM MENINAS COM VULNERABILIDADE SOCIAL Resumo Baseado em trabalhos de recreação e lazer, na Casa da Menina em janeiro/2018, desenvolvido nas férias pelo PIBID, surgiu a necessidade de dar continuidade à atividade física extra-escolar. A escolha da dança, como uma atividade de lazer, resultou na execução deste projeto piloto de caráter voluntário, com formato interdisciplinar, com os cursos de Educação Física e Psicologia da Urcamp/Bagé junto a Casa da Menina de Bagé-RS. Este projeto é desenvolvido no Corujão/Campus Esportivo, desde abril/2018 até a presente data. Nosso objetivo foi analisar a percepção da prática da dança em meninas com vulnerabilidade social através de um trabalho interdisciplinar e voluntário das acadêmicas da Educação Física e Psicologia da URCAMP/Bagé. Participam do projeto (10) meninas com faixa etária entre 05 até 16 anos e (01) acompanhante da Casa da Menina; Acadêmicas da Urcamp (04) sendo (02) do curso de educação física e (02) do curso da psicologia; Professoras da URCAMP (01) do curso de educação física e (01) do curso da psicologia. Foi observado que o trabalho que está sendo realizado está contribuindo para a união, a amizade e a auto-estima das meninas. Vimos que a dança traz motivação pelo gosto da prática, ao mesmo tempo o autoconhecimento e relação com o próprio corpo, o amor pela atividade, a melhoria da auto-estima e inclusão social. Verificou-se a importância do trabalho voluntário no amadurecimento profissional das acadêmicas envolvidas no projeto. Este trabalho interferiu positivamente no desenvolvimento de uma prática acadêmica extra-escolar, promovendo o acesso à arte, cultura e educação às meninas de situação de vulnerabilidade social.
Palavras-chave: Dança; Interdisciplinaridade; Trabalho Voluntário.

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