Biologia Itinerante: Levando a Educação Ambiental para a comunidade

PRISCILA RODRIGUES DOS SANTOS, MARIANA BRASIL VIDAL, GABRIEL FERNANDES DA SILVA, DAIANE FARIAS FREITAS

Resumo


Introdução

 

Em 1993 surgem as primeiras universidades comunitárias no Rio Grande do Sul. Foi através do Protocolo de Ação Conjunta que a Universidade da Região da Campanha - URCAMP e outras onze universidades constituíram o COMUNG – Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas.

A reflexão sobre as práticas sociais, em um contexto marcado pela degradação permanente do meio ambiente e do seu ecossistema, cria uma necessária articulação das Universidades Comunitárias com a produção de sentidos sobre a educação ambiental através de projetos de extensão. A extensão universitária é eixo chave do ensino universitário comprometido com os problemas da sociedade, sendo um campo especializado de intervenção para a construção do saber. Teoria e prática são elos indissolúveis na produção de conhecimento que podem ser efetivadas pelos alunos fortalecendo a formação universitária e ao mesmo tempo, busca trazer respostas a problemas sociais existentes na sociedade (CABRAL, 2002).

Nesse contexto, e diante do cenário ambiental global calamitoso, o projeto de extensão “Biologia Itinerante: Levando a Educação Ambiental para a comunidade” é de extrema relevância. Pois, através dele, articula-se a construção do pensamento sustentável, a construção de uma comunidade mais ecologicamente correta e comprometida com as questões socioambientais. Configurando-se assim uma importante ferramenta para recuperação, preservação e conservação dos sistemas ecológicos existentes no nosso Bioma. Além de auxiliar na melhora da qualidade de vida desta comunidade através de processos economicamente viáveis, socialmente justos e culturalmente aceitos.

 

Objetivos

 

O projeto tem como objetivos: despertar a consciência socioambiental da comunidade em que se insere; auxiliar, através da confecção de produtos artesanais e ecológicos, na economia da região por meio do aumento da renda da comunidade; diagnosticar os problemas ambientais existentes em Bagé e nos municípios vizinhos e mediante isso realizar práticas e intervenções de Educação Ambiental a fim de minimizar os problemas diagnosticados.

___________________________________________________________________

 

 

Metodologia

 

O projeto já dura seis anos e tem como público-alvo e beneficiados a comunidade no geral, acadêmicas(os), funcionárias(os) e professoras(es) da Universidade da Região da Campanha. Para atingir os objetivos do projeto são utilizadas metodologias práticas (intervenções, oficinas, pesquisas de campo, confecção de materiais, visitas a residências, dentre outras) e teóricas (seminários, palestras, rodas de conversa, dentre outras) relacionadas a temática da Educação Ambiental.

 

Ações do projeto

 

No ano de 2016 o projeto teve início com a realização de uma palestra e oficina sobre reutilização de materiais recicláveis para a confecção de objetos de decoração e produtos sustentáveis na XIX Semana Acadêmica do curso de Ciências Biológicas da Urcamp – Bagé. Ações futuras incluem: palestras e intervenções nas comunidades rurais para incentivar o cultivo orgânico e alertar sobre os impactos do agrotóxicos sobre a saúde e meio ambiente; palestras e oficinas sobre Educação Ambiental nas escolas, associações de bairros, centros comunitários dentre outras localidades e eventos da região de Bagé e municípios vizinhos.

 

Resultados parciais

 

Já é possível notar maior envolvimento da comunidade junto a universidade, ocasionando em uma notável melhora na qualidade de vida e diminuição dos problemas ambientais antes encontrados na cidade de Bagé e municípios vizinhos. E, através das intervenções, aos poucos está se desenvolvendo na região uma comunidade mais consciente de seu papel e de sua responsabilidade na conservação do meio ambiente que a cerca.

 

Conclusão

 

Fica evidente que através de projetos de extensão como o “Biologia Itinerante: Levando a Educação Ambiental para a comunidade” é possível articular comunidade e universidade, correlacionando o conhecimento empírico com o conhecimento acadêmico, científico e tecnológico, fortalecendo assim a formação universitária das(os) discentes e buscando também respostas a problemas socioambientais existentes.

 

 

Referências

 

CABRAL Assunta. M. F. Relatório e atividades do Sof/ Etajj Cível. Laboratório de ServiçoSocial. Belém: UNAMA,2002.

 

Universidades Comunitárias: Pioneiras na Democratização do Acesso à Educação Superior com Compromisso Social, Inovação e Qualidade. Contribuição do COMUNG e da ACAFE para a elaboração do Documento Referência do Fórum Nacional de Educação Superior. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/comung_acafe.pdf Acesso em: 04/08/16

 


Palavras-chave


meio ambiente; conscientização; ensino;

Texto completo:

DOWNLOAD ARTIGO PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.