ISOLAMENTO OU BEM ESTAR: COMO AS AULAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA INFLUENCIAM NA SEGURANÇA DOS PROFESSORES DE INGLÊS NA REDE PÚBLICA DE BAGÉ.

Emili Leite Peruzzo, Kátia Vieira Morais

Resumo


Neste trabalho, analisa-se a percepção dos professores de inglês da rede pública estadual na cidade de Bagé sobre o curso de formação continuada ministrado por professora e English Teaching Assistants (ETAs) do Idiomas sem Fronteiras-Unipampa (IsF-UNIPAMPA) em parceria com a 13ª Coordenadoria Regional da Educação (13ª CRE) na cidade de Bagé - RS. Para promover a internacionalização em casa, um dos objetivos do programa, é preciso também envolver os professores da rede pública estadual, pois são eles que preparam os alunos do Ensino Médio para a universidade. Assim, iniciou-se um curso de formação continuada em parceria entre o IsF-UNIPAMPA e a 13ª CRE. Esta, cedeu seu auditório como sala de aula, dispondo o mesmo de equipamentos eletrônicos e incentivou a participação dos professores no curso de formação. O objetivo deste trabalho é investigar em que sentido um curso de formação continuada em língua inglesa pode influenciar as práticas e vida dos participantes.  A metodologia utilizada foi de entrevistas escritas e orais-gravadas com os participantes do curso durante e ao final do mesmo, que foram semanalmente registradas. As entrevistas finais surgiram da necessidade de compreender o papel de curso de formação na vida dos docentes de inglês da rede pública estadual. O curso foi dividido em duas modalidades de dez horas aula cada. A primeira se deu entre os meses de maio a julho de 2016, semanalmente, totalizando dez aulas de duas horas cada. A segunda modalidade será aplicada no segundo semestre de 2016. O público alvo no primeiro módulo foi de docentes de inglês da rede pública de ensino. Pode-se afirmar que oito pessoas foram beneficiadas de forma direta, mas visto que estas pessoas utilizaram os conhecimentos e metodologias apresentadas no curso em seu dia-a-dia, é provável que o número de pessoas beneficiadas indiretamente se multiplique. Como resultado deste primeiro módulo, percebeu-se que o curso de formação funciona como uma rede de apoio para aprimoramento pessoal e profissional dos professores fomentando o bem estar e auto-estima dos mesmos. Parte dos professores expôs que não tinha oportunidade de falar em inglês, o que fazia com que aos poucos sua fluência diminuísse, o que acabava por diminuir sua auto-confiança. Da mesma maneira, confidenciaram se sentir isolados, pois algumas escolas contam com apenas um docente de inglês, que muitas vezes trabalha em mais de uma escola e em diversas turmas, sentimento que diminuiu após os encontros. Também foi relatado que os conteúdos e estratégias apresentadas na aula tiraram dúvidas, quebraram paradigmas e incentivaram a utlilização de abordagens distintas no ensino da língua. Como consideração final, é possível afirmar que um curso de formação continuada se tornou necessário para que os professores de inglês do município de Bagé se sentissem mais confiantes por retomar o uso da língua, diminuíssem a sensação de isolamento e criassem uma rede de apoio que fomentasse seu bem estar e segurança.


Palavras-chave


Formação continuada; Professores da rede pública; Ensino de inglês

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