PIBID: A CONTRIBUIÇÃO DA LUDICIDADE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

CLEONICE DA SILVA DUTRA, CORA SILENE PRADIE ALVES, LENI DENISE DA SILVA DIAS FIALHO, VIVIANE KANITZGENTIL

Resumo


O presente resumo descreve a importância do lúdico no processo da alfabetização, baseado em nossas experiências enquanto bolsistas do subprojeto PIBID- Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência do curso de Pedagogia - URCAMP/ BAGÉ, buscando sempre desenvolver propostas inovadoras de ensino que contribuam para a construção dos processos de alfabetização e letramento. O objetivo deste subprojeto é contribuir para que alunos de escolas que possuem o IDEB baixo possam ter a oportunidade de melhorar os índices de aprendizagem, além de propor aos estudantes e bolsistas PIBID um desafio e desenvolvimento pessoal e profissional. As diversas atividades lúdicas foram propostas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Peri Coronel em duas turmas de 4º anos (41 e 42) do Ensino Fundamental no ano de 2015, Bagé/RS. Diante de tantos problemas de aprendizagem existentes, o trabalho realizado nas escolas pelas alunas bolsistas, foi prioritariamente lúdico, desta forma contribuindo significativamente, pois brincando a criança descobre, exercita, inventa e vivencia novas oportunidades, além de instigar sua curiosidade pelo novo, ampliar suas  iniciativas e autoconfiança. Sabe-se que é necessário rever as práticas educativas, que em grande parte, limitam a criança em relação a sua autonomia e participação em sala de aula, elementos estes que são fundamentais para o seu processo de desenvolvimento. As atividades lúdicas promovem o desenvolvimento da linguagem, da concentração, memorização e também mostra ao educando o mundo da fantasia, trazendo consigo resultados satisfatórios e motivadores tanto para o aluno quanto para o professor. Trabalhar de uma forma lúdica, não representa uma simples brincadeira ou um mero joguinho, mas sim a esperança de uma possibilidade de aprendizagem, onde através de atividades diferenciadas busca-se desenvolver no educando melhorias. O subprojeto tem como enfoque ressaltar a importância das atividades lúdicas na prática pedagógica como instrumento facilitador no processo de ensino-aprendizagem no módulo de alfabetização com diferentes propostas que visam contribuir para a construção no processo de letramento e alfabetização. Para que isto ocorra, foram elaborados testes diagnósticos junto aos professores para verificar aqueles alunos que possuíam alguma dificuldade de aprendizagem, e após foram construídos planejamentos que tinham como propósito incluir atividades diversificadas nos métodos de ensino. No presente subprojeto, os recursos utilizado como método de trabalho são os jogos lúdicos confeccionados pelas bolsistas de acordo com as dificuldades apresentadas pelos alunos nos testes e também atividades variadas, que visam fomentar nas crianças a evolução permanente da linguagem oral e escrita. O subprojeto busca nas atividades lúdicas uma prática educativa que traga benefícios e resultados ao mesmo tempo em que a criança brinca, tornando-se uma construção do conhecimento mais motivadora. Além de trazer aos estudantes uma grande experiência, pois estes já começam a atuar em sala de aula antes mesmo de se formar, oportunizando experiências e conhecimento. Constatou-se que através do lúdico criam-se novas possibilidades para o processo de aprendizagem, pois se faz necessário a criação de ambientes lúdicos que encorajam a construção do conhecimento, desenvolvendo os aspectos pessoal, social, cognitivo, afetivo, físico e psicomotor do aluno. E quando acrescentamos a criatividade e espontaneidade, fantasias, músicas e muita imaginação em nossa prática pedagógica oportunizaram em nossos alunos o desenvolvimento de habilidades para realizar novas descobertas tornando a etapa do processo de alfabetização um universo divertido e prazeroso.


Palavras-chave


Palavras-chave: alfabetização; lúdico; jogos.

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