O ENSINO DE SOLOS ATRAVÉS DE PRÁTICAS FORA DA SALA DE AULA

Querina Ramos Goes, Letiéri da Rosa Freitas, Luan Luongo Gonçalves, Roberto De Rossi Ferreira, Mirla Andrade Weber

Resumo


O solo, componente essencial para a manutenção da vida no meio ambiente, deve ser abordado com a devida importância no ensino fundamental. A realização desse trabalho teve como objetivo despertar maior interesse e participação de alunos do 6º ano de uma escola municipal em São Gabriel – RS sobre o tema “Solo”, através do uso de experimentos e atividades fora da sala de aula. O trabalho foi desenvolvido por um grupo de discentes da Universidade Federal do Pampa - Campus São Gabriel durante os meses de maio e junho de 2016. A primeira atividade realizada com os alunos foi uma roda de experimentos com solos abordando os seguintes temas: composição e textura do solo, cores do solo, consistência do solo, porosidade do solo, retenção e infiltração de água pelo solo, perfil do solo, erosão e biologia do solo (minhocas). Na segunda atividade, os alunos foram levados a um barranco próximo à escola, onde foram abordados diversos aspectos sobre o perfil do solo. Alguns dias após a última atividade foi aplicado um questionário sobre os assuntos vistos com 14 questões objetivas e uma dissertativa que perguntou a opinião dos alunos sobre as atividades desenvolvidas. Os alunos foram muito participativos durante as atividades e solicitaram que sejam realizadas mais atividades fora da sala de aula. Durante os experimentos de composição e textura do solo, os alunos tiveram a oportunidade de sentir o solo em suas mãos, sendo assim mais fácil a memorização dos conteúdos vistos em aula. Notou-se um grande entusiasmo dos alunos pelo experimento com as minhocas. Os alunos obtiveram uma média de acertos de 9,3 no questionário. As respostas dissertativas mostraram que todos os alunos gostaram e se beneficiaram com as atividades. Devido ao grande entusiasmo e participação dos alunos, conclui-se que devem ser desenvolvidas mais atividades práticas que vão além dos livros e da sala de aula, pois através do contato direto, os alunos são capazes de fazer uma associação com a teoria, resultando em um maior aprendizado e memorização dos conteúdos.

Palavras-chave


Solo; Educação; Extensão

Texto completo:

DOWNLOAD ARTIGO PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.